Notícias

CEI 13 de maio aposta em projeto “Os Territórios” para promover interação entre as crianças de diferentes idades

A proposta acontece semanalmente e promove o brincar simbólico, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento na primeira infância

Publicado em: 03/10/2025 8h00 | Atualizado em: 06/10/2025

Fotografia mostra crianças pequenas brincando em frente ao escorregador com troncos, folhar e outros elementos naturais no projeto "Os Territórios".

O CEI 13 de Maio, unidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, está implementando o projeto “Os Territórios”, que tem chamado a atenção da comunidade escolar e de especialistas na área da educação infantil. A proposta organiza momentos semanais nos quais todas as crianças e bebês da unidade brincam simultaneamente, vivenciando experiências simbólicas com liberdade, diversidade e profundidade. 

As atividades acontecem quatro vezes por semana: às terças e quintas pela manhã, e quartas e sextas à tarde. Quando o clima permite, os encontros são realizados na área externa, especialmente no parque da unidade. Em dias de chuva ou frio, a proposta é adaptada para os espaços internos do CEI. 

De acordo com a equipe pedagógica da unidade, o projeto “Os Territórios” proporciona o brincar simbólico, que desempenha um papel central no desenvolvimento infantil. As crianças que brincam simbolicamente mudam seus padrões neurais, ampliam seu vocabulário e criam bases sólidas para aprendizagens futuras. As experiências propostas nos “territórios” favorecem também o desenvolvimento do pensamento abstrato, das habilidades socioemocionais e da autonomia. 

Outro diferencial é o encontro entre diferentes faixas etárias, permitindo que bebês e crianças interajam e compartilhem descobertas. A proposta valoriza o direito de escolha dos pequenos, respeitando seus interesses e ritmos, e promovendo o sentimento de pertencimento à comunidade e a unidade.  

Diálogo com referências nacionais e internacionais 

O projeto está sendo construído com embasamento teórico consistente e diálogo com especialistas reconhecidos. A unidade mantém uma troca ativa com a diretora Alejandra Dubovik, do renomado Jardin Fabulinus, escola localizada na região do Tigre, na Argentina, que inspira parte da proposta. 

Além disso, o projeto conta com a orientação da professora doutora Eliana Bhering, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas. 

Apesar da inspiração internacional, a equipe ressalta que ainda está em processo de construção e adaptação da proposta à realidade local. “Trabalhamos com crianças de 0 a 4 anos, enquanto o modelo argentino atende de 3 a 6. Estamos refletindo sobre as diferenças e construindo algo próprio, baseado no que há de mais atual e consensual nas teorias do desenvolvimento humano”, afirma o Coordenador Pedagógico da unidade, Cristiano Alcântara. 

Os Territórios: Participação das famílias será essencial 

O projeto também prevê a participação ativa das famílias. Em breve, os responsáveis serão convidados a contribuir com itens que possam compor os territórios de forma significativa. A ideia é que cada criança traga objetos que tenham valor afetivo ou simbólico para ela, mas que também possam ser extraordinários para os colegas. 

A inspiração vem novamente de Alejandra Dubovik, que defende que “o extraordinário precisa ser matéria-prima dos territórios”. 

A proposta promete seguir crescendo e se consolidando como uma referência na educação infantil da Rede Municipal, unindo teoria, prática e afeto para garantir uma infância rica em experiências. 

Acompanhe todas as novidades da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

pessoas assistindo palestras

Jornada Pedagógica da Educação Infantil em Guaianases contou com mais de 6 mil participantes

Publicado em: 02/07/2025 1h25 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com dois livros roxos escrito

Vou + longe: Secretaria Municipal de Educação lança material complementar para o Ensino Fundamental

Publicado em: 02/07/2025 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 Make Music Day Emei Nini Duarte

EMEI Nini Duarte celebra a música no Make Music Day

Publicado em: 01/07/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

 Mini Estação Meteorológica Fortalecer Aprendizado Matemática

Escola municipal utiliza mini estação meteorológica para fortalecer o aprendizado de matemática 

Publicado em: 01/07/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de uma criança e uma professora elas fazendo atividade com folha branca, pincéis, tintas e canetinhas. Elas usam máscara de proteção individual. Imagem sobre processo seletivo para classes hospitalres.

SME abre processo seletivo para vagas e cadastro de reserva para atuação em Classes Hospitalares

Publicado em: 01/07/2025 11h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 77 78 79 80 81 1.613