Notícias
EMEF Josué de Castro promove evento para celebrar a cultura afro-brasileira
O evento África Brasil está em sua décima edição e vai contar com apresentações culturais, rodas de conversa, exposições e muito mais
Publicado em: 24/11/2023 11h42 | Atualizado em: 24/11/2023
No mês da consciência negra a EMEF Josué de Castro da DRE Pirituba/Jaraguá vai promover no próximo sábado (25) o evento África Brasil a partir das 11h. A programação vai contar com apresentações musicais, dança, teatro, exposições e muito mais. Esse ano será celebrada a história de Clementina de Jesus, sambista, cantora e compositora. Uma das grandes expoentes no resgate dos cantos tradicionais negros e popularização do samba.
O objetivo é fortalecer a cultura afro-brasileira, ancestralidade e empoderamento negro através da música, arte, estética, dança e muito mais. O evento já é uma tradição na unidade e está em sua décima edição. Conta com a participação das famílias e de toda a comunidade.
Os estudantes vão apresentar um teatro musical sobre a história de Zumbi dos Palmares, a brincadeira musical Si Mama Kaa que tem origem na Tanzânia e muito mais. A programação também vai contar com a participação de convidados como o grupo Símbolo da Paz que vai realizar uma apresentação de capoeira e a embaixadora do samba paulistano D. Maria Helena que vai promover uma roda de conversa sobre ancestralidade.
Também haverá exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas da manhã e tarde sobre diversos temas como quilombos, ciência africana, brincadeiras, jogos, bonecas abayomi e muito mais. Tudo dentro das propostas do Currículo da Cidade com foco nas práticas de educação antirracista.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
Publicado em: 06/11/2025 12h58 - em Informática Educativa
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Publicado em: 06/11/2025 12h10 - em CEU e COCEU
Rumo ao SARESP: Confira dicas para ir bem nas provas de Português e Matemática
Publicado em: 06/11/2025 10h32 - em Bom de Prova
Projeto Educa Verde mobiliza comunidade escolar da DRE Penha em ação ambiental com arrecadação de tampas e lacres
Publicado em: 05/11/2025 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Olho na COP 30: Estudantes da Rede Municipal de São Paulo são homenageados por produções sobre sustentabilidade
Publicado em: 05/11/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação