Notícias
Seminário discute Cultura Indígena na rede Municipal de Ensino
IV Seminário Agosto Indígena pretende educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural da Cidade de São Paulo
Publicado em: 29/08/2019 16h45 | Atualizado em: 10/12/2020
Nesta sexta-feira (30) a Secretaria Municipal de Educação realizará o IV Seminário Agosto Indígena 2019, evento que tem o objetivo de evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, de forma a possibilitar a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.
O encontro acontecerá em período integral na Uninove no Campus Memorial da Barra Funda e contará com a participação de Agentes de Apoio, Agentes Escolares, Analistas de Informações Culturais e Desportivas – Biblioteca, Assistentes Técnicos Educacionais, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnicos de Educação, Bibliotecários, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental e Médio, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Secretários de Escola e Supervisores Escolares das treze Diretorias Regionais de Educação, totalizando 450 vagas.
A programação terá apresentações culturais de MC Hebertim Werá, na parte da manhã; e do Grupo MakunaíContos, com Cristino Wapichana, Sandra Maurami e Zezinho Rodrigues, na parte da tarde, além de aula magna sobre ‘Cosmovisão Indígena’, com Kaka Werá, palestra sobre com Daniel Munduruku e a Cordelista Auritha Tabajara, do Cear, relatos de práticas docentes, além de minipalestras.
A Rede Municipal de Ensino
Desde o final da década de 1990, a Rede Municipal de Ensino, atenta às mudanças sociais, políticas e culturais, tem introduzido ações, de forma orgânica, voltadas ao reconhecimento de todos os grupos sociais presentes nas unidades educacionais.
A partir de 2014, e em anos alternados, mostras culturais temáticas (indígenas, imigrantes, afro-brasileiras e africanas) passaram a destacar palestrantes, apresentações artísticas e culturais materiais de representantes dessas culturas. Essas ações acontecem em parceria com as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs), por meio de suas Divisões Pedagógicas (DIPEDs).
O IV Seminário Agosto Indígena dá sequência a esse processo transformador de educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural representada na Cidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Comunidade vira “griô” no CEI Jardim Luso e compartilha histórias com bebês e crianças
Publicado em: 11/11/2025 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Estudantes da Rede Municipal recebem cestas básicas e distribuição segue cronograma das escolas
Publicado em: 11/11/2025 3h59 - em Secretaria Municipal de Educação
Projetos artísticos transformam o cotidiano na EMEF Antonia e Artur Begbie
Publicado em: 11/11/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEUs e unidades do Programa Escola Aberta funcionam no feriado de 15 de novembro com atividades para a comunidade
Publicado em: 10/11/2025 2h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Bom de Prova: conheça exemplos de quando a busca ativa vira união e conquista
Publicado em: 10/11/2025 1h08 - em Bom de Prova