Notícias
Seminário “Somos Amigos do Peito”
Ação integra Campanha CEI Amigo do Peito
Publicado em: 11/04/2018 16h21 | Atualizado em: 30/11/2020
Na terça, 28 de novembro, foi realizado na Faculdade de Saúde Pública de São Paulo o Seminário “Somos Amigos do Peito”. Organizado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e pela Coordenadoria Pedagógica da Divisão de Educação Infantil (COPED-DIEI) da Secretaria Municipal de Educação, o evento, que integra a campanha “CEI Amigo do Peito”, é uma das ações que pretendem incentivar e promover o aleitamento materno nos CEIs da cidade.
Na cerimônia de abertura, educadores e profissionais vinculados aos Centros de Educação Infantil (CEIs) das redes direta e conveniada assistiram à exibição do vídeo “Aleitamento Materno na Educação Infantil” e à entrega simbólica do selo CEI Amigo do Peito às unidades participantes da filmagem – CEI Suzana Campos Tauil, CEI Espaco Crianca Elias Antonio Zogbi e CEI O Pequeno Seareiro.
A coordenadora da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), Patricia Panaro, a nutricionaista da CODAE, Katia Iared Romanelli, e a integrante da equipe técnica da Divisão de Educação infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Fátima Bonifácio, saudaram os participantes e apresentaram um panorama do aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Para falar sobre as repercussões do aleitamento materno na vida da criança, o pediatra e presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Moisés Checinskhi, proferiu a primeira palestra.
Ainda sobre o tema do aleitamento materno, promoção da saúde e educação infantil, a nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, Viviane Laudelino Vieira, fez a apresentação “Ampliando o olhar sobre a mãe que amamenta”.
Ainda pela manhã, a educadora Shirley Maria de Oliveira e a nutricionista Carla Massuia compartilharam experiências de promoção de aleitamento materno em unidades de Educação Infantil.
O bloco da tarde iniciou com a palestra “Entendendo e valorizando a mãe que extrai o leite”, proferida pela médica pediatra e neonatologista, Dra. Maria José Guardia Mattar. Após, a nutricionista da CODAE, Andrea Teixeira, explicou como receber e ofertar leite materno às crianças nos CEIs.
Na sequência, subiram ao palco Helena Novaretti, nutricionista da CODAE, Thatiane Fagundes Coutinho, mãe de duas crianças do CEI Lar Infantil, Ana Carolina Andrada, mãe de uma criança do CEI Suzana Campos e Patrícia Soares Gabriel Para Mirim, educadora e não de 3 crianças do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) para uma conversa sobre a acolhida e a relação de familiares de crianças amamentadas nos CEIs.
Para finalizar os trabalhos do dia, Fernanda Almeida, da equipe técnica da Divisão de Educação Infantil da SME e Matilde Conceição, assistente técnica educacional da CODAE, anunciaram que os critérios para a concessão dos próximos selos do CEI Amigo do Peito serão construídos de forma coletiva por educadores e profissionais vinculados aos Centros de Educação Infantil (CEIs) das redes direta e conveniada e que, na sequência do estabelecimento desses critérios, será disponibilizado um formulário na seção do CEI Amigo do Peito, no Portal da SME, para os CEIs interessados em receber o selo.
Veja aqui fotos do evento
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
CEUs e unidades do Programa Escola Aberta oferecem programação para a comunidade no feriado
Publicado em: 18/11/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Prova SARESP reúne mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal nesta terça-feira (18)
Publicado em: 18/11/2025 9h00 - em Bom de Prova
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias com programação para bebês e crianças de até 14 anos
Publicado em: 17/11/2025 4h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Futuros professores do Curso Normal Nível Médio participam de mediação cultural para crianças do Ensino Fundamental
Publicado em: 17/11/2025 1h08 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Secretaria Municipal de Educação amplia em mais de 600% profissionais de apoio na educação especial da Rede Municipal
Publicado em: 17/11/2025 12h02 - em Secretaria Municipal de Educação