Notícias
SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito
A proposta é fortalecer redes de apoio com agentes promotores da amamentação, integrando famílias e unidades educacionais
Publicado em: 10/04/2026 12h10 | Atualizado em: 10/04/2026 
Na Rede Municipal de Ensino da capital paulista, a promoção do aleitamento materno é um compromisso constante e o acolhimento à amamentação é incentivado como prática pedagógica. São ações como a campanha CEI Amigo do Peito, com início em 2018 e que reconhecem as unidades promotoras da amamentação, e a Rede Amigos do Peito, lançada em 2025 para promover a formação de diversos profissionais que estão no dia a dia nas unidades – educadoras, nutricionistas, auxiliares de enfermagem, supervisoras escolares – para atuarem como embaixadoras do aleitamento materno, multiplicando informações e fortalecendo a rede de apoio.
Em 2025 foram 698 embaixadoras formadas pela Rede Amigos do Peito. Neste ano uma nova turma de 839 cursistas começou a formação online a partir de 06 de abril por meio da plataforma da Escola Municipal de Administração Pública (EMASP). A trilha de aprendizagem é composta por 5 módulos com vídeos curtos e atividades de sistematização, e ao final um encontro presencial para reconhecer as novas embaixadoras “Amigas do Peito”. Os encontros presenciais acontecerão nos dias 19, 21, 26 e 28 de maio, para aqueles que concluírem o curso online.
O objetivo é engajar e unir pessoas da comunidade educacional para o fortalecimento das ações promotoras da amamentação nas unidades de Educação Infantil. Em abril as embaixadoras reconhecidas em 2025 também participam de encontros formativos no CEU Vila Rubi (07/04), CEU Sapopemba (17/04) e na Biblioteca Mário de Andrade (24/04) com a proposta de promover a formação continuada, a troca de experiências, o acolhimento e o diálogo. As embaixadoras receberam convite para inscrição nos seus e-mails (pois as inscrições estão abertas para os dias 17/04 e 24/04).
Campanha CEI Amigo do Peito
A campanha CEI Amigo do Peito reconhece com um selo as unidades de educação infantil de 0 a 3 anos (CEIs, CEMEIs, CCIs e CECIS) que se empenham em ações para garantir o direito de bebês e crianças de receberem o primeiro alimento adequado e saudável para seu desenvolvimento, o leite materno.
As Unidades Amigas do Peito vêm crescendo significativamente desde 2018, o primeiro ano da campanha, quando 93 receberam o selo. Em 2025, 1490 unidades foram reconhecidas com o selo, o que representa 58% dos CEIs, CEMEIs, CECIs e CCIs da Rede Municipal de Ensino. Em breve será lançada a Campanha CEI Amigo do Peito 2026, aguardem informações via e-mail às unidades e no site CEI Amigo do Peito!
Oficinas de extração e armazenamento de leite materno
Em março os CEUs também receberam oficinas sobre extração e armazenamento de leite materno realizadas nas bebetecas. A próxima acontecerá no dia 11 de abril (sábado), às 10h, no CEU Barro Branco (Guaianases). A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria de Alimentação Escolar (SME/CODAE) em parceria com a Organização da Sociedade Civil Leite Materno na Escola (LeME).
A atividade é aberta para toda a comunidade e traz orientações sobre como extrair, armazenar, congelar, descongelar e oferecer o leite materno de forma segura ao bebê ou à criança, além de informações sobre como transportar e entregar o leite congelado na unidade para oferta durante o período de permanência da criança na unidade.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
CEUs e unidades do Programa Escola Aberta oferecem programação para a comunidade no feriado
Publicado em: 18/11/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Prova SARESP reúne mais de 98 mil estudantes da Rede Municipal nesta terça-feira (18)
Publicado em: 18/11/2025 9h00 - em Bom de Prova
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias com programação para bebês e crianças de até 14 anos
Publicado em: 17/11/2025 4h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Futuros professores do Curso Normal Nível Médio participam de mediação cultural para crianças do Ensino Fundamental
Publicado em: 17/11/2025 1h08 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Secretaria Municipal de Educação amplia em mais de 600% profissionais de apoio na educação especial da Rede Municipal
Publicado em: 17/11/2025 12h02 - em Secretaria Municipal de Educação