Notícias

Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga

A publicação foi lançada durante Feira do Livro realizada em parceria com a Prefeitura

Publicado em: 18/05/2026 10h00 | Atualizado em: 18/05/2026
Pessoas conversando em um palco com uma plateira

O trabalho pedagógico realizado na EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, escola localizada na região central de São Paulo, ganhou destaque na programação cultural do bairro durante a Feira do Livro da Rua Rocha, evento apoiado pela Prefeitura de São Paulo. Estudantes e professores lançaram o livro “Antologia: o Bixiga que eu vivo, sinto e imagino”, resultado de um trabalho da Academia Estudantil de Letras Mestre Ananias (AEL), que reúne alunos do 5º ao 9º ano. 

O projeto começou no retorno às aulas, quando a escola foi convidada pela Livraria Simples, estabelecimento próximo a escola e parte do território do Bixiga, a participar da criação do livro. Uma oficina com o escritor e ilustrador Nivaldo Brito, realizada no Mercadinho Simples, incentivou os educadores a transformar percepções e afetos sobre o bairro em textos. 

Dentro da AEL, as oficinas de estudos literários e jogos teatrais, conduzidas pelos professores Loan Leblon Almeida e Kleiton Ferreira de Oliveira, trabalharam a voz autoral dos estudantes na valorização do território. Os professores trouxeram textos pessoais sobre seus bairros como referência para exercícios de memória e observação.  

Em caminhadas pelo bairro, os alunos registraram ângulos de ruas, fachadas e detalhes arquitetônicos que originaram as ilustrações do livro. As oficinas e saídas de campo geraram versões iniciais da maioria dos textos, que foram revistas pelos docentes com sugestões para aprimorar a narrativa. 

Para a diretora da unidade, Rosimeire de Oliveira, algumas produções chegaram mais lapidadas e outras ficaram mais cruas, mas o processo coletivo destacou-se pela variedade de gêneros e vozes. “O que mais se destacou foi o processo, que resultou em uma diversidade de estilos e vozes que vislumbraram o Bixiga sob múltiplas perspectivas”. Apontou.  

Educomunicação em conjunto com a AEL 

A participação na feira também contou com o projeto Imprensa Jovem, onde os estudantes realizaram entrevistas e registros jornalísticos. Entre as convidadas ouvidas pelos jovens estiveram as jornalistas Bianca Santana e Semayat Oliveira, ampliando o contato dos alunos com práticas de comunicação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de uma estudante de costas fazendo atividade de matemática na lousa branca.

Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte

Publicado em: 28/11/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um cão e um gato do pescoço para cima. Eles estão atrás de uma madeira bege e em frente a parede azul.

Prefeitura realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos nas zonas norte e leste

Publicado em: 28/11/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grupo de estudantes em círculo com as mãos dadas e os braços levantados no palco durante uma apresentação.

CEU Formosa realiza Mostra Cultural com foco na Consciência Negra

Publicado em: 27/11/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Design Sem Nome (8)
1 67 68 69 70 71 1.673