Notícias
Confraternização Anual das Academias Estudantis de Letras
Evento no Parque do Ibirapuera reunirá cerca de 900 alunos
Publicado em: 08/08/2017 15h40 | Atualizado em: 30/11/2020
Nesta quarta, 9 de dezembro, das 10h às 14h, em frente ao Auditório Ibirapuera, será realizada a Confraternização Anual das Academias Estudantis de Letras – AEL.
O evento finaliza as atividades do ano letivo das Academias e é uma oportunidade de reunir, em um mesmo local, aproximadamente 900 alunos participantes do Projeto AEL, vindos de várias regiões da cidade.
Entre as atividades estão as Danças Circulares, ação programada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) com o objetivo de promover a reflexão sobre valores como respeito, união e cooperação. Após essa atividade, os alunos escreverão mensagens de paz e harmonia ou poesias de seus escritores favoritos para a confecção de uma árvore simbólica, a “Árvore da Poesia”.
Projeto em expansão. O projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) foi idealizado pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, que há 10 anos fundou a primeira Academia Estudantil de Letras, a AEL Padre Antonio Viera, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de mesmo nome, EMEF Padre Antonio Vieira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) da Penha.
Durante esses dez anos foram fundadas 32 Academias e com a oficialização do Projeto na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo pela Portaria 5.296, publicada em 14 de agosto de 2015, o número de academias e de alunos envolvidos tende a expandir,
Integrando essa fase de expansão, no segundo semestre, a SME ofereceu curso de formação para mais de 500 professores interessados em fundar uma AEL em suas Unidades Escolares.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Publicado em: 04/12/2025 9h33 - em Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Publicado em: 03/12/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
SME recebe novos profissionais do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial no CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 03/12/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP recebe GUINNESS WORLD RECORDS™ de maior programa municipal de segurança alimentar do mundo
Publicado em: 03/12/2025 12h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos destaca projetos que transformam o cotidiano escolar
Publicado em: 03/12/2025 11h10 - em Secretaria Municipal de Educação