Notícias
Formação da Cidade oferecida pela SME é momento de estudo e reflexão aos professores da Rede Municipal
Projeto visa fortalecer o espaço de formação continuada em serviço
Publicado em: 08/03/2022 17h01 | Atualizado em: 08/03/2022
A Secretaria Municipal de Educação atualizou a política pública de formação de professores que atuam na rede municipal de São Paulo. A partir deste ano, um dos focos do trabalho docente é recuperação das aprendizagens dos estudantes que foi agravada principalmente pela pandemia. Por isso, a formação também vai contemplar essa temática.
A necessidade de ações para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal tornou-se ponto essencial tendo em vista como a pandemia afetou a educação. As formações deste ano pretendem, considerando a identidade da rede, promover momentos de estudo aprofundado e ricas discussões entre os pares sobre o fazer pedagógico, levando em conta as especificidades das áreas.
Os professores que possuem carga horária completa, a JEIF (Jornada Especial Integral de Formação), de 40 horas aulas semanais, têm garantida 8 horas semanais para formação. Dessas, 4 horas são destinadas ao PEA (Projeto Especial de Ação).
O conteúdo do PEA é definido de forma autônoma pelas escolas. São as unidades educacionais que utilizam o tempo de formação do PEA, de acordo com as suas demandas próprias, em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP), reverberando o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes.
Agora, dentro da JEIF, em 2 horas semanais, além das reflexões sobre as práticas docentes as escolas também oferecerão subsídios para que os professores tenham condições de trabalhar a recuperação de aprendizagens em sala de aula.
Formação da Cidade
Uma das novidades desse ano dentro da formação de professores é que outras 2 horas semanais serão destinadas à Formação da Cidade, que será apoiada pela SME. Ela foi instituída por instrução normativa publicada em fevereiro desse ano.
A Formação da Cidade se dará por meio de atividades síncronas e assíncronas, ministradas de forma remota pelo Google Sala de Aula, voltadas para a didática e novamente para o fortalecimento das aprendizagens. Os profissionais terão, ainda, oportunidade para discutir ações de avaliação, planejamento e outros temas que interligam as diversas áreas do conhecimento.
Ao final do mês, os coordenadores pedagógicos de cada escola vão alinhar e retomar os assuntos tratados ao longo do período.
POA no ensino médio
Um dos profissionais que colaboram com a aplicação do projeto pedagógico dentro das escolas da rede municipal de São Paulo é o POA (Professor Orientador de Área).
Trata-se de um docente que atua em todas as escolas municipais de ensino fundamental e que tem como principal função oferecer apoio pedagógico aos professores para dirimir déficits e problemas ligados às questões pedagógicas.
Nesse ano, as escolas de ensino médio também passarão a ter o POA.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Publicado em: 09/12/2025 12h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Publicado em: 08/12/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha
Publicado em: 08/12/2025 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Publicado em: 05/12/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Publicado em: 05/12/2025 9h25 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga