Notícias
Formação das Mães Guardiãs da Alimentação Escolar tem parceria com a UMAPAZ e visita ao Planetário do Parque do Carmo
Encontro de julho abordou resíduos sólidos e proporcionou experiência formativa e cultural para mulheres que atuam nas hortas pedagógicas da Rede Municipal
Publicado em: 17/07/2025 17h08 | Atualizado em: 17/07/2025
A formação do mês de julho das Mães Guardiãs da Alimentação Escolar (GAEs) foi realizada em parceria com a UMAPAZ e teve como tema central os resíduos sólidos. O encontro aconteceu no Planetário do Parque do Carmo, nesta semana, com turmas divididas nos períodos da manhã (9h às 12h) e da tarde (13h às 16h), com participação de cerca de 70 GAEs em cada período em três dias de atividades.
Além do conteúdo formativo, as mães tiveram a oportunidade de participar de uma sessão especial no Planetário. A atividade foi planejada como parte do processo de valorização e formação continuada do grupo, composto por mulheres que atuam diretamente nas hortas escolares, promovendo educação ambiental, alimentação saudável e o contato cotidiano com a terra.
Ao investir em momentos significativos de aprendizado e vivência, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reconhece a importância do trabalho desenvolvido por essas mulheres e reforça seu compromisso com uma educação ambiental transformadora, inclusiva e de impacto social.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 838 Mães Guardiãs, atuando em 767 unidades educacionais da capital. Cada participante recebe uma bolsa no valor de R$1.593,90, por uma carga horária de 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias.
Em fevereiro, a Prefeitura convocou 1.900 mulheres para o processo seletivo, e destas, 400 foram pré-selecionadas para atuação como GAE. Há previsão de nova chamada para mais 350 mulheres até agosto deste ano.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Publicado em: 09/12/2025 12h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Publicado em: 08/12/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha
Publicado em: 08/12/2025 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Publicado em: 05/12/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Publicado em: 05/12/2025 9h25 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga