Notícias
Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais
Os profissionais serão formados para promover alimentação saudável e consciente nas unidades
Publicado em: 06/03/2026 10h00 | Atualizado em: 10/03/2026
Desde o início da semana (03/03), cozinheiros das escolas municipais estão se reunindo na Faculdade de Saúde Pública da USP, para realizar o trabalho de formação do programa “Cozinhas e Infâncias”, em uma parceria entre o Instituto Comida e Cultura, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), reforçando práticas da educação alimentar nas unidades educacionais.
A proposta articula momentos teóricos e práticos, com oficinas presenciais e atividades a distância que abordam alimentação, cultura e práticas culinárias como estratégias pedagógicas. As aulas práticas ocorrem no Laboratório e Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Neste ano, a formação contempla os(as) cozinheiros(as) das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs, sendo um(a) profissional por unidade. Os participantes estão organizados em turmas ao longo do ano; neste semestre, serão sete turmas, com média de 30 integrantes.
Desde 2023, o curso formou 546 professores e professoras da Educação Infantil, 390 professores e professoras da Ensino Fundamental e 522 cozinheiros e cozinheiras de unidades da Educação Infantil.
A formação tem o objetivo de promover a qualificação contínua dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para o fortalecimento da educação alimentar e nutricional nas escolas alinhada ao Currículo da Cidade.
Ao longo dos encontros, os participantes vivenciam práticas culinárias, estudos sobre cultura alimentar brasileira, saberes de povos originários, afro-brasileiros e migrantes, além de reflexões sobre sustentabilidade e sistemas alimentares.
A iniciativa parte do entendimento de que a alimentação adequada e saudável é direito garantido pela Constituição, e da alimentação escolar como elemento fundamental para a promoção da saúde, da aprendizagem e do bem-estar dos estudantes conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No contexto educacional, a alimentação ultrapassa a dimensão nutricional, envolvendo aspectos culturais, afetivos, sociais e cognitivos que contribuem para aprendizagem e o desenvolvimento integral.
Conheça as ações da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Comunicado SME – Atribuição
Publicado em: 16/12/2025 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 15/12/2025 11h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEI Kairos Liviero promove iniciativas que fortalecem práticas antirracistas
Publicado em: 15/12/2025 10h43 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Equipes técnicas da SME estão trabalhando para reestebelecer o SGP
Publicado em: 12/12/2025 2h22 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Borba Gato recebe o ator Pascoal da Conceição em celebração dos 90 anos dos Parques Infantis
Publicado em: 12/12/2025 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação