Notícias

DRE Guaianases promove “Seminário do Ciclo Autoral: Caminhos para a Autoria e Protagonismo”

Ação teve como objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes do 7º ao 9º ano

Publicado em: 31/08/2017 16h01 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_protagonismo_dreg_740_x_430.jpg

No dia 21 de agosto, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases promoveu o “Seminário do Ciclo Autoral”, organizado pela Divisão Pedagógica (DIPED). O evento contou com a participação de alunos e professores do Ciclo Autoral.

A ação partiu da necessidade de promover a interação entre educandos do 7º ao 9º ano, etapa em que eles produzem os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCAs) com base nos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Os TCAs são desenvolvidos a partir de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social e com a formação de cidadãos mais críticos, participativos e autônomos.

O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. No início, houve o credenciamento e a recepção dos participantes. A abertura do Seminário foi feita com uma apresentação de alunos da oficina de dança do CEU Jambeiro.

Em seguida, foram exibidos vídeos relatando o andamento das discussões sobre os TCAs nas escolas. Alunos e professores mostraram o que está sendo construído e quais são os temas mais discutidos.

Logo depois, a Profª Camila Fernandes C. Vavassore trouxe ao palco o grupo de dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus, que fez uma apresentação de “Carimbó”.

Posteriormente, alunos e professores da EMEF João Ribeiro de Barros, EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello e EMEF Antonio Pereira Ignácio apresentaram relatos de prática sobre os TCAs, que envolvem discussões sobre temas como: gênero, violência doméstica, diferenças étnico-raciais, doenças terminais e práticas esportivas.

Após as apresentações, o microfone foi aberto ao público para perguntas e considerações.

Para o encerramento, o Seminário contou com a participação do poeta Rodrigo Ciríaco, formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), educador, escritor e idealizador do projeto “Literatura (é) Possível”, que desde 2006 desenvolve ações de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas.

O poeta contou sobre sua vivência e envolvimento com alunos na educação pública, que são inspirações para suas obras. Em diversos momentos, Ciríaco fez questão de destacar a importância do protagonismo e da participação ativa dos estudantes no ambiente escolar.

Clique aqui para ver o álbum de fotos no Flickr da DRE Guaianases.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de um homem fazendo apresentação com pessoas sentadas em um auditório. ao fundo, uma cortina vermelha de veludo e um quadro, que compõe o auditório da faculdade de direito

SME promove Organização Pedagógica 2024

Publicado em: 23/01/2024 9h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista Da Cidade De São Paulo

CEUs da capital celebram os 470 anos de São Paulo

Publicado em: 22/01/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de Ensino Fundamental

SME convoca mais de 4 mil professores de Ensino Fundamental II e Médio para escolha de vagas

Publicado em: 22/01/2024 12h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

Prefeitura de SP antecipa convocações de mais de 7 mil professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 19/01/2024 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes manuseando livros de literatura

SME divulga resultado da seleção de prêmio de Leitura literária para a infância

Publicado em: 19/01/2024 12h13 - em Secretaria Municipal de Educação

1 59 60 61 62 63 1.479