Notícias
Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 26 de julho, exclusivamente, pelo site do Instituto Tomie Ohtake
Publicado em: 26/04/2024 17h52 | Atualizado em: 26/04/2024![Fotografia com mosaico colorido e a frase "8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake"](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/8o-Premio-Territorios-Tomie-Ohtake.jpg)
Estão abertas as inscrições para a 8ª Edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, uma oportunidade para os professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A premiação conta com apoio financeiro de R$8,5 mil reais para escola, bolsa de graduação da Estácio, entre outros. Este prêmio busca reconhecer e valorizar ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por escolas públicas brasileiras, que estejam integradas aos seus territórios e comunidades.
Podem participar escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 24h do dia 26 de julho de 2024, exclusivamente no site do Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Não perca essa chance de compartilhar suas experiências e contribuir para uma educação mais inclusiva e transformadora. Para preenchimento do formulário de inscrição, será necessário realizar o login através de uma conta do Gmail.
O objetivo principal é destacar projetos que promovam a conexão entre os saberes locais e os currículos escolares, potencializando a aprendizagem e valorizando a diversidade cultural, manifestações estéticas, artísticas e/ou religiosas. Além disso, são valorizadas iniciativas que contribuam para a construção de um Território Educativo, fortalecendo parcerias e ações comprometidas com questões urgentes da nossa sociedade, como a igualdade de direitos, as conexões culturais e o compromisso ambiental.
Os projetos inscritos devem contemplar diversos aspectos, tais como a integração entre escola e território, o reconhecimento e articulação dos saberes da comunidade, a exploração e uso de diferentes linguagens, o acolhimento, a escuta e a participação de todos os envolvidos, práticas de equidade, avaliação e currículo, além do potencial multiplicador das iniciativas.
Premiação
O prêmio oferece, às dez estratégias pedagógicas selecionadas, modos de suporte, fortalecimento e aprofundamento de suas práticas e da formação de seus realizadores e membros. Dessa forma, a comunidade escolar e os coletivos participantes serão beneficiados direta ou indiretamente. As ações de premiação consistem em:
- Doação de livros diversos, oferecidos por editoras parceiras do Instituto, para compor o acervo escolar. O envio dos livros será feito via Correios.
- Realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa pedagógica selecionada, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, bem como de seus patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa.
- Uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecido pela Estácio, que poderá ser utilizada por um estudante, professor ou parceiro do projeto selecionado.
- Apoio financeiro de R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais) para o desenvolvimento da iniciativa pedagógica.
- Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão organizados pelo Instituto, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores e artistas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME desenvolve plataforma que dá acesso às documentações da Educação Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
CEU Casa Blanca abre inscrições para a 10ª edição do Festival de Dança
Alimentação Escolar
2ª edição do Acelerando Hortas vai selecionar e premiar 13 unidades educacionais com projetos de Hortas Escolares
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura assina acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas para ações de prevenção nas Escolas Municipais
Secretaria Municipal de Educação
Projeto participativo de arquitetura desenvolvido em parceria entre a EMEF Philó Gonçalves dos Santos e a FAU-USP recebe premiações
Secretaria Municipal de Educação
DREs divulgam classificação definitiva de candidatos a eventual contratação temporária
Relacionadas
![Imagem mostra professora sentada contando uma história para um grupo de 12 crianças que estão sentadas observando atentamente a história que está sendo contada](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/chamada-de-concurso-PEIF.jpg)
SME divulga a classificação definitiva dos candidatos dos concursos de Auxiliar Técnico de Educação e de Professor de Educação Infantil
Publicado em: 14/06/2024 12h59 - em Secretaria Municipal de Educação
![Professora de Ensino Fundamental](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/Professora-EF-825x470.png)
SME abre cadastramento para contratação temporária de professores
Publicado em: 14/06/2024 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação
![Fotografia mostra um Centro Educacional Unificado por fora.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-13-at-15.53.14-825x470.jpeg)
Mais 15 CEUs terão cursos técnicos gratuitos após a Prefeitura ampliar parceria com Centro Paula Souza
Publicado em: 13/06/2024 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação
![Menina negra com uma camiseta branca segurando uma placa ao lado de uma menina branca e de camiseta branca](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-13-at-09.33.31-825x470.jpeg)
Cerimônia de Abertura das XVI Olimpíadas Estudantis e XIII InterCEUs mobiliza estudantes e professores
Publicado em: 13/06/2024 9h39 - em Secretaria Municipal de Educação
![Estudantes gremistas levantando cartazes](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/Gremios--825x470.png)
Profissionais que atuam nas Comissões de Mediação de Conflitos e nos Grêmios Estudantis terão atestado para fins de Evolução Funcional
Publicado em: 12/06/2024 2h20 - em Educação em Direitos Humanos