Notícias
EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes
Jogo recebeu visita de outras escolas e estava exposto no VII Seminário e Mostra de Tecnologias, na USP
Publicado em: 02/12/2022 13h47 | Atualizado em: 15/12/2022Na EMEF Paulo Duarte, da DRE São Mateus, a Professora Orientadora de Educação Digital (POED) Regina Nara, em parceria com outros professores da escola, criou um escape room com o tema “Confusão a grega no multiverso do Paulo Duarte”. Trata-se de um jogo interativo e imersivo onde os participantes desvendam pistas para escapar das salas temáticas.
Para desenvolver este trabalho a equipe escolar fez uma introdução à mitologia grega desde o início do ano para que, quando chegasse o momento de jogar, os estudantes se sentissem familiarizados e reconhecessem os elementos que compõem o cenário.
A ação tem o objetivo de estimular os estudantes a usarem tecnologia para desenvolverem habilidades de raciocínio lógico, pensamento computacional, resolução de problemas, liderança, construir colaborativamente estratégias de jogo, promover o protagonismo, entre outras habilidades.
O jogo conta com uma área de 100 m2, onde há vários micromundos, que são os cenários que compõem o escape, entre eles estão o Submundo de Hades, Templo dos Deuses, Jardim da Perséfone, a Caverna de Platão, o Lago do Narciso, entre outros. Durante a construção todos os estudantes da escola se envolveram, desde os pequenos fazendo alguns desenhos e recortes, até os maiores que produziram os elementos mais complexos.
“O jogo em si precisa de equipe, de ouvir o colega, dos conhecimentos que os professores passaram em sala de aula sobre a Grécia. E tem sido muito significativo para todos nós e para os alunos, a questão deles descobrirem e serem os protagonistas”, disse Ana Lúcia Vieira, professora de educação física da EMEF.
Além dos estudantes, toda a equipe escolar também se envolveu com a idealização e criação dos ambientes imersivos, criação dos elementos do cenário, entre outros. O jogo estabelece uma relação entre os deuses e monstros da mitologia grega, os super heróis dos filmes atuais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para escapar, é necessário desvendar as pistas que estão representadas de diversas formas, como em código binário, criptografia e outras, até encontrar os 17 ODS.
Visitas
Primeiro os participantes fazem uma visita guiada com os Alunos Monitores do Laboratório de Educação Digital (LED) e da Sala de Leitura, que estão vestidos como personagens gregos. Em seguida, fazem uma introdução ao tema e apresentam os ambientes. Depois, os jogadores ficam livres para explorar os micromundos, desvendar as pistas e tentar escapar em 30 minutos.
No Escape Room é desenvolvida a metodologia das aprendizagens baseadas em jogos, na qual os estudantes, de forma lúdica, são estimulados a superar os desafios em equipes, por meio da metodologia ativa, já que o estudante é o centro do processo educativo.
Mostra de Tecnologias
O escape room estava exposto no VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão”, que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Pesquisa e Inovação/ Inova USP. Estudantes de outras escolas municipais puderam conhecer e se divertir no ambiente.
“Essa exposição na USP foi muito significativa para que nós mostrássemos o trabalho, como se monta um Escape Room, quais são as dificuldades. Porque a escola tem muita demanda e construir tudo o que nós fizemos não é fácil, mas é possível com a união da gestão”, enfatizou a professora Ana Lúcia Vieira.
Este jogo já é uma tradição da escola, a primeira edição ocorreu em 2019, ocupando um espaço menor. Em 2021 o projeto foi retomado, com maior espaço e interação da equipe escolar.
Assista ao vídeo para conhecer um pouco mais do Escape Room:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Material e Uniforme: Prefeitura de São Paulo libera crédito no dia 02 de janeiro para os estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Relacionadas
Estudantes da Imprensa Jovem da Rede Municipal visitam boxes e cobrem treinos Fórmula E
Publicado em: 06/12/2024 6h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebe ouro no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024
Publicado em: 06/12/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação
SGM oferece curso de capacitação para profissionais da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 06/12/2024 4h40 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Educação de São Paulo acompanham os bastidores do Moto1000GP no Autódromo de Interlagos
Publicado em: 06/12/2024 4h31 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Estrelas Literárias” na EMEF Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho transforma estudantes em autores
Publicado em: 06/12/2024 3h35 - em Secretaria Municipal de Educação