Notícias
Conheça o segundo caderno da Série Diálogos com o NAAPA
Material traz contribuições sobre a construção do trabalho coletivo na escola
Publicado em: 23/04/2021 7h09 | Atualizado em: 26/04/2021
![Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Diálogos-com-o-NAAPA_Vol-2_Notícia_v2.jpg)
Neste mês, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lançou a Série Diálogos com o NAAPA. Hoje, divulgamos o segundo volume A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
O segundo caderno está voltado à construção do trabalho coletivo na escola, apontando para as características inerentes a esta formação, bem como da sua dinâmica em constante processo. Para tanto, refletir acerca desta organização demanda a audição de todas as vozes que compõem o espaço formativo da escola na busca de objetivos comuns.
Considerando este difícil tempo da pandemia, momento em que os encontros se dão de forma híbrida, o coletivo da escola ocupa um papel central na discussão e nos encaminhamentos do projeto político pedagógico da unidade educacional, como também na articulação de práticas transformadoras, uma vez que os desdobramentos originados pela pandemia impactam, de maneira acentuada, a vida de muitos educadores e estudantes.
No tempo marcado por tantas incertezas, o trabalho conjunto pode auxiliar na redescoberta do espaço educacional e na busca de um projeto comum, ações indispensáveis na proposição de estratégias que garantam o acesso, a permanência, aprendizagens e desenvolvimento aos bebês, crianças e adolescentes.
Acesse o Volume 2 – A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:
Volume 3
Vulnerabilidade e Educação
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME desenvolve plataforma que dá acesso às documentações da Educação Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
CEU Casa Blanca abre inscrições para a 10ª edição do Festival de Dança
Alimentação Escolar
2ª edição do Acelerando Hortas vai selecionar e premiar 13 unidades educacionais com projetos de Hortas Escolares
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura assina acordo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas para ações de prevenção nas Escolas Municipais
Secretaria Municipal de Educação
Projeto participativo de arquitetura desenvolvido em parceria entre a EMEF Philó Gonçalves dos Santos e a FAU-USP recebe premiações
Secretaria Municipal de Educação
DREs divulgam classificação definitiva de candidatos a eventual contratação temporária
Relacionadas
![Imagem mostra professora sentada contando uma história para um grupo de 12 crianças que estão sentadas observando atentamente a história que está sendo contada](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/chamada-de-concurso-PEIF.jpg)
SME divulga a classificação definitiva dos candidatos dos concursos de Auxiliar Técnico de Educação e de Professor de Educação Infantil
Publicado em: 14/06/2024 12h59 - em Secretaria Municipal de Educação
![Professora de Ensino Fundamental](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/Professora-EF-825x470.png)
SME abre cadastramento para contratação temporária de professores
Publicado em: 14/06/2024 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação
![Fotografia mostra um Centro Educacional Unificado por fora.](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-13-at-15.53.14-825x470.jpeg)
Mais 15 CEUs terão cursos técnicos gratuitos após a Prefeitura ampliar parceria com Centro Paula Souza
Publicado em: 13/06/2024 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação
![Menina negra com uma camiseta branca segurando uma placa ao lado de uma menina branca e de camiseta branca](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-13-at-09.33.31-825x470.jpeg)
Cerimônia de Abertura das XVI Olimpíadas Estudantis e XIII InterCEUs mobiliza estudantes e professores
Publicado em: 13/06/2024 9h39 - em Secretaria Municipal de Educação
![Estudantes gremistas levantando cartazes](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/Gremios--825x470.png)
Profissionais que atuam nas Comissões de Mediação de Conflitos e nos Grêmios Estudantis terão atestado para fins de Evolução Funcional
Publicado em: 12/06/2024 2h20 - em Educação em Direitos Humanos