Notícias
EMEF José Hermínio Rodrigues realiza projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais.
Garrafas coloridas e com brilho foram capazes de incluir, promover e reconhecer o potencial de todos: A diferença
Publicado em: 06/06/2019 14h55 | Atualizado em: 30/11/2020
Tudo começou com uma aluna do segundo ano A, da professora Sandra, Alice, uma garotinha muito envolvente e autista que participa semanalmente de um atendimento educacional especializado dado pela Professa Iara. Ali, a professora em um dos atendimentos decidiu levar uma garrafa sensorial para Alice despertar seu lado lúdico, curioso e seu autocontrole. A intenção também era que Alice desenvolvesse seus sentimentos com mais clareza por meio dos movimentos de objetos dentro na garrafa, o que realmente funcionou. Já que Alice, feliz com seu novo brinquedo resolveu levar para a sala de aula e mostrar aos colegas de classe que ela praticamente não entrava em contato, sua nova garrafa colorida e brilhante.
Então a Professora Iara junto com a Professora Sandra tiveram a ideia de realizar essa atividade de forma coletiva, junto com os alunos do Ciclo Interdisciplinar e o Clube da Leitura e no dia 20 de Maio de 2019, as garrafas foram produzidas trazendo um momento de autoconhecimento, alegria e troca. Essa atividade coletiva trouxe um significado muito especial de que a inclusão representa promover e reconhecer o potencial de todos os seres humanos: A diferença. E que todos os empreendimentos que vise a inclusão, só geram bons resultados quando diferente for aceito como parte do ser humano. A professora Iara afirma que o intuito deste trabalho colaborativo se desenvolveu com um único objetivo: A inclusão.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia de posse da Academia de Letras dos Professores (ALP) marca protagonismo e potência da Rede Municipal
Academia Estudantil de Letras
EMEI Gabriel Prestes promove ‘Acampadentro 2025’ como experiência de transição escolar
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEI Parque Bologne ganha grafite em homenagem à ganhadora do Educador Nota 10
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Feira de Ciências promove protagonismo estudantil e integração com as famílias na EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios
Relacionadas
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Publicado em: 04/12/2025 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Publicado em: 04/12/2025 9h33 - em Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Publicado em: 03/12/2025 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação
SME recebe novos profissionais do Serviço de Apoio Escolar Psicossocial no CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 03/12/2025 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP recebe GUINNESS WORLD RECORDS™ de maior programa municipal de segurança alimentar do mundo
Publicado em: 03/12/2025 12h32 - em Secretaria Municipal de Educação