Notícias
Secretaria Municipal de Educação debate boas práticas esportivas em Seminário
O evento consolida a importância de ações na formação integral da criança
Publicado em: 30/05/2019 14h53 | Atualizado em: 30/11/2020
Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (SME), numa parceria entre a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU/DIESP) e da Coordenadoria Pedagógica (COPED/DIEI), realizou o “I Seminário de Boas Práticas dos Núcleos de Esporte, Lazer e Recreação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na Primeira Infância”.
O evento coincidiu com realização da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas, o Dia do Desafio. Em sua 25ª edição, a data celebra a disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. “Entendemos a importância da prática da atividade física e realizaremos o Seminário de Boas Práticas dos Núcleos de Esporte dos CEUs para a Primeira Infância, como parte da programação do Dia do Desafio”, disse Maria Alice Zimmerman, Diretora da Divisão de Esportes da Coordenadoria dos CEUs da SME. “O Seminário corrobora para estimular a temática sobre importância das práticas corporais desde cedo e durante a vida toda”, concluiu.

O encontro contou com a performance do escritor de livros infantis Rogério Andrade Barbosa, que, além de contos africanos, também se dedica às lendas populares de diversas regiões do Brasil e com a apresentação de relatos de prática das Analistas de Informações, Cultura e Desporto – Educação Física Fernanda Furino, do CEU Vila Formosa, que falou sobre o projeto “Brincar”, Tânia Rodrigues, do CEU Parque Veredas, com o projeto “Primeira Infância – Atividades aquáticas e psicomotricidade”, Erica Bitencourt, do CEU Vila Atlântica, com o projeto “Primeira Infância e Psicomotricidade” e Elisângela de Souza, também do CEU Vila Atlântica, com o projeto “Yoga e Aromaterapia”.

As professoras Silvana Lapietra Jarra e Maria Helena Pelizon e o professor Osvaldo Luiz Ferraz colaboraram com importantes reflexões sobre as práticas esportivas na primeira infância.
Na parte cultural o destaque foi a apresentação do grupo de dança dos alunos e alunas do CEU Meninos, com o número “A história de uma gata”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026
Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal
Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação
Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial
Publicado em: 08/06/2026 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Educação Municipal destaca ações de sustentabilidade em seminário sobre energia fotovoltaica
Publicado em: 03/06/2026 3h24 - em Secretaria Municipal de Educação