Notícias

Seminário Agosto Indígena: “Resistência e História na Cidade de São Paulo”

Evento realizado no CEU Alvarenga integra III Mostra Cultural Agosto Indígena.

Publicado em: 04/09/2018 16h11 | Atualizado em: 30/11/2020

Agosto_Indigena_Resistencia_Historia_740_x_430.jpg

No sábado, 19 de agosto, foi realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, o seminário Agosto Indígena: “Resistência e História na Cidade de São Paulo”, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

O seminário, que integra a programação da III Mostra Cultural Agosto Indígena, foi realizado com o objetivo de fornecer aportes teóricos e conceituais para subsidiar o trabalho com a História e Cultura Indígena nas Unidades Escolares, de modo com que os educandos sejam envolvidos em práticas educativas que valorizem a diversidade étnico-racial.

O evento contou com palestras do escritor de literatura nativa e palestrante Guarani da aldeia Krukutu, Olívio Zeferino da Silva (Olívio Jekupe), da educadora Edna Ferreira, ministrando a palestra “A importância da literatura nativa escrita por índios no Brasil” e do militante do movimento indígena de São Paulo, Amaro Cosmo de Mesquita, falando sobre “Povo Potiguara – Os desafios dos Povos indígenas no contexto urbano de São Paulo”.

Além das palestras, foram realizadas oficinas de pintura corporal, confecções de colares e apitos. No encerramento, aconteceu o ritual Toré, uma dança indígena organizada pelo palestrante e oficineiro Amaro Cosmo de Mesquita, integrada pelos próprios participantes das oficinas.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.

Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial 

Publicado em: 08/06/2026 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia com imagem projetada em um telão e o texto
Imagem composta de duas fotografias de crianças e adolescentes observando abelhas sem ferrão.

Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente

Publicado em: 03/06/2026 2h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.
Fotografia de adultos e crianças sentados em um palco em momento de roda de conversa, alguns integrantes seguram cartazes.

Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente

Publicado em: 03/06/2026 11h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 4 5 6 7 8 1.673