Notícias
Alunos da DRE Pirituba participam da FlinkSampa
Encontro com a escritora Kiusam de Oliveira integra ações da IV Mostra Cultural Novembro Negro
Publicado em: 04/09/2018 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020
Escritora Kiusam de Oliveira durante encontro com alunos da DRE Pirituba
No dia 17 de novembro, 120 estudantes de Unidades Educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba participaram de um bate-papo com a escritora Kiusam de Oliveira durante a 5ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra. O evento é organizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e integra a programação da IV Mostra Cultural Novembro Negro, por meio de parceria com o Núcleo de Educação Étnico-Racial (NEER).
A participação dos alunos é resultado de uma ação articulada da Diretoria Pedagógica (DIPED) da DRE Pirituba que envolveu as equipes da Sala e Espaço de Leitura, Academia Estudantil de Letras (AEL) e Étnico-Racial. A temática africana e afro-brasileira tem feito parte das formações dos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) da DRE.

Alunos em atividades de leitura durante a FlinkSampa
Neste ano, a abordagem foi iniciada em agosto, com o encontro formativo com visita ao Centro Cultural Vergueiro para, entre outras atividades, conhecer o acervo de músicas de matrizes africana e afro-brasileira disponíveis na instituição. Numa segunda ação, as Sessões Simultâneas de Leitura – Leituraço! são realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), em consonância com os encaminhamentos da equipe Sala e Espaço de Leitura na SME (NTC-SAEL) e com destaque para as obras de literatura de matrizes africana e afro-brasileira do acervo da Sala de Leitura, dentre eles O Mundo No Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira.

Algumas das obras de temática africana e afro-brasileira disponíveis no acervo da Sala de Leitura
Com a parceria, alunos participantes das Academias Estudantis de Letras (AELs) da EMEF Rui Bloem (AEL Carolina Maria de Jesus), EMEF Dr. José Kaulfman (AEL Márcia Pitta) e EMEF Dilermando Dias dos Santos (AEL Ângela Lago), além de estudantes da EMEF Érico Veríssimo, puderam conhecer e conversar com a escritora Kiusam de Oliveira, cuja obra é uma das mais requeridas do acervo da Sala de Leitura. As formadoras Edileusa Andrade de Carvalho Araújo Costa e Regina Brunhs Rossini Andrade avaliaram as ações como positivas, “considerando a articulação dos núcleos e a alegria dos alunos em estarem numa feira literária dessa grandeza, onde puderam conhecer e debater com a escritora sobre uma temática tão importante”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente
Publicado em: 03/06/2026 11h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para o 16º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Publicado em: 02/06/2026 1h16 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição de cadastro de reserva para Serviço Técnico Educacional
Publicado em: 02/06/2026 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação entrega mais de 354 mil cestas básicas para as famílias de estudantes em vulnerabilidade social
Publicado em: 01/06/2026 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário JA – Rede que Alfabetiza – promove diálogo sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sobre práticas de alfabetização da Rede Municipal
Publicado em: 01/06/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação