Notícias
Coletiva de Imprensa Jovem discute impactos da alimentação na escola e na sociedade
Durante evento do Seminário Educação Além do Prato alunos questionam especialistas em alimentação
Publicado em: 08/11/2016 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020
O Seminário Educação Além do Prato foi registrado pela Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação (SME). Cerca de 80 jovens comunicadores das EMEFs Aclamado (DRE São Mateus), Altino Arantes e Duque de Caxias (ambas da DRE Ipiranga), Jardim Fontalis e General Júlio Marcondes Salgado (ambas da DRE Jaçanã-Tremembé) participaram da coletiva de imprensa do Seminário. Mediados pelo ex-aluno da Imprensa Jovem Cícero Ivanilson e pela estudante Lorena Miranda Lopes, da EMEF Júlio Marcondes Salgado, os estudantes entrevistaram a chef Paola Carosella, o agricultor familiar Rafael Grothe, a diretora assistente do Centro de Excelência contra a Fome Mariana Rocha e o estudante Wallace Henrique Santos.
Wallace contou sobre sua participação no projeto de intercâmbio de informações sobre alimentação escolar entre países chamado “Além da Rio +20”. Com a participação de estudantes tanzanianos, italianos e brasileiros, o projeto envolveu o debate e a busca de soluções para dois problemas de saúde contemporâneos relacionados à alimentação: a obesidade e o desperdício.
Paola falou sobre a importância de se criar um vínculo afetivo com a alimentação e elogiou iniciativas como a implantação de hortas escolares das hortas escolares como ferramenta importante nesse processo. “Nossa relação com os alimentos depende de como eles nos são apresentados. Sabemos como são cultivados? Conhecemos as pessoas que preparam a alimentação?”. Ela enfatizou, ainda, a importância de se estreitar a relação entre a agricultura familiar local e a alimentação escolar. “Por que o trigo está presente na alimentação escolar, mas a mandioca não, se o trigo não é brasileiro? É importante pensarmos nisso”, questionou.
Quando questionado por um aluno sobre a introdução de alimentos orgânicos na nossa alimentação, Rafael Grothe, chamou atenção aos hábitos de consumo da população. “As pessoas costumam buscar sempre as frutas maiores e mais bonitas. Mas esses produtos grandes muitas vezes são os que mais receberam agrotóxicos”, afirmou.
Já Mariana apresentou dados sobre a fome no mundo e a importância de se ter uma alimentação escolar saudável. “O Brasil já tem uma preocupação cada vez maior de pôr alimentos saudáveis nas escolas e também está ligando a alimentação escolar com a agricultura familiar”, relatou Mariana. “Muitos países querem aprender conosco e por isso criamos o Centro de Excelência”, explicou.
Confira a íntegra da Coletiva aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Servidores da educação podem solicitar o adiantamento do 13°
Publicado em: 15/01/2026 10h43 - em Secretaria Municipal de Educação
Mudança na entrega do Leve Leite reduz em 36% as reclamações de não recebimento em São Paulo
Publicado em: 14/01/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação
Novo lote de créditos para aquisição de material e uniforme já está disponível para os estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 14/01/2026 2h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo abre 320 vagas para mães atuarem na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 13/01/2026 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação
SME divulga classificação prévia dos professores inscritos para contratação temporária
Publicado em: 12/01/2026 4h05 - em Secretaria Municipal de Educação