Notícias
Recreio nas Férias recebe carreta com videogames
Iniciativa transforma CEUs em arenas virtuais com simuladores e sensores de movimento
Publicado em: 24/01/2024 15h20 | Atualizado em: 24/01/2024
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) Água Azul, Uirapuru, Paraisópolis e Jardim Paulistano receberam, nesta semana, uma carreta com computadores e videogames para ampliar ainda mais as possibilidades de vivências do Recreio nas Férias. A iniciativa tem como principal objetivo dar acesso aos eSports (esportes eletrônicos) e jogos em geral para o público jovem dos CEUs. A iniciativa é uma parceria entre a SME e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Os espaços estão divididos de acordo com cada jogo específico. No ambiente interno do CEU, são montadas televisões com tapetes e sensores de movimento para o game Just Dance, onde o objetivo é seguir os movimentos de uma dança com o próprio corpo.
Dentro da carreta, os computadores foram montados e preparados com um cenário customizado do jogo Fortnite, em que os jogadores têm que completar os obstáculos no menor tempo possível. Ainda na carreta, uma série de cockpits, com cadeiras e volantes esportivos, foram montados para o simulador de corrida Gran Turismo 7, em que o desafio é terminar uma corrida no menor tempo possível.
Os resultados de cada jogo serão computados e os participantes com melhores pontuações serão selecionados para participar de uma disputa em uma arena montada no Brás, região central de São Paulo. Os 4 melhores colocados de cada modalidade de cada CEU, em adição aos 16 melhores colocados de todas as unidades, serão selecionados, totalizando 96 participantes. Poderão participar as crianças inscritas no Recreio nas Férias e toda a comunidade.
É importante ressaltar que, dentro do ambiente escolar, os jogos podem ser trabalhados pelos POEDs – Professores de Educação Digital, formados pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica.
O professor Caio Marques, no Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica, destaca a importância dos jogos nas atividades. “A aprendizagem por gamificação e jogos é onde o POED pode selecionar jogos, de acordo com as temáticas dos territórios e os Objetivos de Aprendizagem relacionados aos três eixos estruturantes do currículo (Programação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Letramento Digital) para potencializar o desenvolvimento dos estudantes de maneira holística”, apontou.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação Especial na Rede Municipal garante aprendizagem e participação de todos os estudantes, além da oferta do AEE
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Projeto Bimba Ê Capoeira fortalece cultura e revela campeões no CEU Alvarenga
Secretaria Municipal de Educação
SME dialoga com representantes dos sindicatos sobre formação de servidores e qualidade das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
Com fila zerada, Cidade de SP tem 370 mil crianças em Centros de Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família é marcado por ações educativas de sustentabilidade na EMEI Jorge Amado
Diretoria Regional de Educação Butantã
CEI Roberto Arantes Lanhoso vive manhã especial de celebração e integração no Dia da Família
Relacionadas

SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Publicado em: 20/02/2025 6h38 - em Alimentação Escolar

Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp
Publicado em: 19/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

“Ainda Estou Aqui” terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade
Publicado em: 19/02/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas
Publicado em: 18/02/2025 3h00 - em Saúde Escolar

Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo
Publicado em: 17/02/2025 2h44 - em Secretaria Municipal de Educação