Notícias

Recreio nas Férias recebe carreta com videogames

Iniciativa transforma CEUs em arenas virtuais com simuladores e sensores de movimento

Publicado em: 24/01/2024 15h20 | Atualizado em: 24/01/2024
Pmlllb

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) Água Azul, Uirapuru, Paraisópolis e Jardim Paulistano receberam, nesta semana, uma carreta com computadores e videogames para ampliar ainda mais as possibilidades de vivências do Recreio nas Férias. A iniciativa tem como principal objetivo dar acesso aos eSports (esportes eletrônicos) e jogos em geral para o público jovem dos CEUs. A iniciativa é uma parceria entre a SME e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

Os espaços estão divididos de acordo com cada jogo específico. No ambiente interno do CEU, são montadas televisões com tapetes e sensores de movimento para o game Just Dance, onde o objetivo é seguir os movimentos de uma dança com o próprio corpo. 

Dentro da carreta, os computadores foram montados e preparados com um cenário customizado do jogo Fortnite, em que os jogadores têm que completar os obstáculos no menor tempo possível. Ainda na carreta, uma série de cockpits, com cadeiras e volantes esportivos, foram montados para o simulador de corrida Gran Turismo 7, em que o desafio é terminar uma corrida no menor tempo possível. 

Os resultados de cada jogo serão computados e os participantes com melhores pontuações serão selecionados para participar de uma disputa em uma arena montada no Brás, região central de São Paulo. Os 4 melhores colocados de cada modalidade de cada CEU, em adição aos 16 melhores colocados de todas as unidades, serão selecionados, totalizando 96 participantes. Poderão participar as crianças inscritas no Recreio nas Férias e toda a comunidade. 

É importante ressaltar que, dentro do ambiente escolar, os jogos podem ser trabalhados pelos POEDs – Professores de Educação Digital, formados pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica. 

O professor Caio Marques, no  Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica, destaca a importância dos jogos nas atividades. “A aprendizagem por gamificação e jogos é onde o POED pode selecionar jogos, de acordo com as temáticas dos territórios e os Objetivos de Aprendizagem relacionados aos três eixos estruturantes do currículo (Programação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Letramento Digital) para potencializar o desenvolvimento dos estudantes de maneira holística”, apontou. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Expo Pequenas Àfricas (1)

11 mil estudantes da rede municipal participam do Projeto Itinerâncias Antirracistas

Publicado em: 08/12/2023 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Img 6365

Capoeira e Maculelê: uma celebração da diversidade cultural na EMEF Abrão de Moares, da DRE Penha

Publicado em: 08/12/2023 2h40 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra vários integrantes de uma fanfarra vestidos com uniforme azul marinho e laranja e seus instrumentos musicais.

Grande Final da 20ª edição FEMIC 2023 no CEU Água Azul

Publicado em: 08/12/2023 1h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de professores e estudantes no evento Estudantes Em Ação

Escolas da Rede Municipal de Educação de SP recebem prêmio Estudantes em Ação

Publicado em: 07/12/2023 5h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com seis fotos. Elas mostram crianças experimentando sala de frutas, cenoura, laranja e plantando.

Crianças de CEI têm vivências lúdicas sobre a importância de se alimentar bem

Publicado em: 07/12/2023 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 56 57 58 59 60 1.465