Notícias
Confraternização Anual das Academias Estudantis de Letras
Evento no Parque do Ibirapuera reunirá cerca de 900 alunos
Publicado em: 08/08/2017 15h40 | Atualizado em: 30/11/2020
Nesta quarta, 9 de dezembro, das 10h às 14h, em frente ao Auditório Ibirapuera, será realizada a Confraternização Anual das Academias Estudantis de Letras – AEL.
O evento finaliza as atividades do ano letivo das Academias e é uma oportunidade de reunir, em um mesmo local, aproximadamente 900 alunos participantes do Projeto AEL, vindos de várias regiões da cidade.
Entre as atividades estão as Danças Circulares, ação programada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) com o objetivo de promover a reflexão sobre valores como respeito, união e cooperação. Após essa atividade, os alunos escreverão mensagens de paz e harmonia ou poesias de seus escritores favoritos para a confecção de uma árvore simbólica, a “Árvore da Poesia”.
Projeto em expansão. O projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) foi idealizado pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, que há 10 anos fundou a primeira Academia Estudantil de Letras, a AEL Padre Antonio Viera, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de mesmo nome, EMEF Padre Antonio Vieira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) da Penha.
Durante esses dez anos foram fundadas 32 Academias e com a oficialização do Projeto na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo pela Portaria 5.296, publicada em 14 de agosto de 2015, o número de academias e de alunos envolvidos tende a expandir,
Integrando essa fase de expansão, no segundo semestre, a SME ofereceu curso de formação para mais de 500 professores interessados em fundar uma AEL em suas Unidades Escolares.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Muito além do campo: flag football constrói futuros no CEU Paraisópolis
Publicado em: 29/01/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEI Gabriel Prestes fica entre os 10 finalistas do prêmio “Meu Pátio é o Mundo”
Publicado em: 29/01/2026 10h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Artistas do território podem se inscrever no festival de música “Raízes da Zona Leste”
Publicado em: 28/01/2026 3h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Feitiço da Vila recebe oficina de roteiro e produção de curta-metragem
Publicado em: 28/01/2026 12h16 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Bebetecas ampliam atendimento e fortalecem políticas para a primeira infância nos CEUs de São Paulo
Publicado em: 27/01/2026 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação