Notícias

Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais 

Os profissionais serão formados para promover alimentação saudável e consciente nas unidades 

Publicado em: 06/03/2026 10h00 | Atualizado em: 10/03/2026
crianças recebendo prato de comida de cozinheira

Desde o início da semana (03/03), cozinheiros das escolas municipais estão se reunindo na Faculdade de Saúde Pública da USP, para realizar o trabalho de formação do programa “Cozinhas e Infâncias”, em uma parceria entre o Instituto Comida e Cultura, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), reforçando práticas da educação alimentar nas unidades educacionais.

A proposta articula momentos teóricos e práticos, com oficinas presenciais e atividades a distância que abordam alimentação, cultura e práticas culinárias como estratégias pedagógicas. As aulas práticas ocorrem no Laboratório e Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Neste ano, a formação contempla os(as) cozinheiros(as) das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs, sendo um(a) profissional por unidade. Os participantes estão organizados em turmas ao longo do ano; neste semestre, serão sete turmas, com média de 30 integrantes. 

Desde 2023, o curso formou 546 professores e professoras da Educação Infantil, 390 professores e professoras da Ensino Fundamental e 522 cozinheiros e cozinheiras de unidades da Educação Infantil. 

A formação tem o objetivo de promover a qualificação contínua dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para o fortalecimento da educação alimentar e nutricional nas escolas alinhada ao Currículo da Cidade. 

Ao longo dos encontros, os participantes vivenciam práticas culinárias, estudos sobre cultura alimentar brasileira, saberes de povos originários, afro-brasileiros e migrantes, além de reflexões sobre sustentabilidade e sistemas alimentares.

A iniciativa parte do entendimento de que a alimentação adequada e saudável é direito garantido pela Constituição, e da alimentação escolar como elemento fundamental para a promoção da saúde, da aprendizagem e do bem-estar dos estudantes conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No contexto educacional, a alimentação ultrapassa a dimensão nutricional, envolvendo aspectos culturais, afetivos, sociais e cognitivos que contribuem para aprendizagem e o desenvolvimento integral. 

Conheça as ações da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prefeitura de São Paulo promove formação para novas Mães Guardiãs da Alimentação Escolar

Prefeitura de São Paulo promove formação para novas Mães Guardiãs da Alimentação Escolar

Publicado em: 10/02/2026 12h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da atleta Agatha Lorrany, do CEU Paraisópolis que conquistou vaga para Seleção Brasileira de Flag Football para os Jogos da Juventude 2026.
Fotografia mostra duas estudantes de costas para a fotografia e olhando para um programa digital no computador de mesa.

Dia da Internet Segura debate uso responsável da inteligência artificial na Rede Municipal

Publicado em: 09/02/2026 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEI Monteiro Lobato apresenta modelo de autosserviço na volta às aulas

EMEI Monteiro Lobato apresenta modelo de autosserviço na volta às aulas

Publicado em: 09/02/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Facha de um prédio com um letreiro colorido na frente escrito

CEUs oferecem programação cultural para todas as idades no Carnaval

Publicado em: 09/02/2026 11h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 49 50 51 52 53 1.674