Notícias
Discutindo relações étnico-raciais sob o olhar da literatura infanto-juvenil
Encontro contribuiu para exercitar a reflexão sobre a ação docente no aprimoramento da prática pedagógica.
Publicado em: 10/11/2017 17h15 | Atualizado em: 30/11/2020
No último dia 8 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Luiz David Sobrinho, da Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá, recebeu a visita da Professora Mestranda do curso Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Luciene Silva, atuando também como Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL) na EMEF Jairo de Almeida, da mesma diretoria.
Luciene, é especialista em História e Cultura Africana e Afro Brasileira, foi conversar com os professores sobre cultura Afro e o uso da literatura infanto-juvenil para apoiar a discussão das relações étnico-raciais. Ela elogiou o Leituraço – projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo desde 2014, busca estimular a leitura de autores e histórias da cultura africana e afro-brasileira – por ser capaz de mobilizar toda a comunidade escolar na discussão de um tema. “O Leituraço é meu objeto de pesquisa do mestrado”, revelou Luciene.
Durante a formação, Luciene apresentou aos professores algumas sugestões de leituras, com destaque para os livros Black Power de Tayo de Kiusam de Oliveira, Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném – Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo e O Mundo Começa na Cabeça, de Prisca Agustoni e Tati Móes. “Atualmente o currículo que assume compromisso com as questões das relações étnico-raciais está atendendo a exigência de formar cidadãos sadios em suas construções psicossociais. Essas questões são de interesse de brancos e negros que compõem a sociedade e devem conviver com respeito, empatia”, afirmou Luciene.
O diretor da unidade, Fábio Rogério Nepomuceno, explicou que o Projeto Especial de Ação (PEA) da escola, durante esse ano de 2017, tem como tema Multiculturalismo e Diversidade, continuando estudos iniciados em 2016 com organização das coordenadoras pedagógicas Rosana da Costa e Juliana Quintino. “Sempre que possível, buscamos estabelecer diálogos com outros grupos e ampliar as discussões convidando colegas educadores de outras escolas e outros espaços educativos para fazerem apresentações informais e conversas sobre temas relevantes relacionados ao tema”, explicou Fábio.
Entre os convidados estiveram a ativista social Francine Flor, com a apresentação do Projeto Januárias na Janela e falou sobre feminismo, a professora, psicóloga e mediadora Hilda Rodrigues falando sobre o problema de automutilação que aflige alguns adolescentes, a professora Leonor Antunes, integrante do Centro de Formação e Acompanhamento á Inclusão (CEFAI), falou em dois encontros sobre as diversas necessidades especiais e propostas de intervenção pedagógica.
Em outras oportunidades foram abordados temas como interdisciplinaridade, oficina de jogos colaborativos e identidades. “Também tivemos a oportunidade de visitar as escolas vizinhas, EMEI Fernando de Azevedo e CEI Jardim Panamericano, para tentar começar a fazer um currículo integrado, como proposto pela Secretaria Municipal de Educação”, explicou Nepomuceno. “A participação da professora Luciene espalhou algumas sementes de referência para ajudar os colegas professores a discutirem o preconceito, a aceitação e a importância da diversidade étnico-racial, religiosa e de gênero na escola”, concluiu.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Carrão reuniu profissionais de diversas áreas para discutir políticas públicas para enfrentar mudanças climáticas nos ambientes educacionais
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada
Secretaria Municipal de Educação
Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta
Secretaria Municipal de Educação
Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2025
Relacionadas

CEU Perus recebe roda de conversa promovida em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil sobre prevenção do câncer de colo de útero
Publicado em: 27/03/2025 4h04 - em Saúde Escolar

Secretaria Municipal de Educação inicia a distribuição do 1º ciclo do Programa Leve Leite
Publicado em: 26/03/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso “Imprensa Jovem: Estudante Mediador dos ODS/UNESCO” terá inscrições abertas nesta quarta (26)
Publicado em: 25/03/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Diálogos Formativos 2025: Diretores das EMEFs participam de oficinas para definir metas de aprendizagem
Publicado em: 25/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Guaianases realiza entrega de medalhas para participantes da 19ª OBMEP
Publicado em: 24/03/2025 9h36 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases