Notícias
Mais 100 escolas recebem projeto piloto sobre sofrimento emocional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos
As ações acontecem nos dias 26 e 30 de junho, respectivamente, nas DREs São Miguel e São Mateus
Publicado em: 27/06/2023 16h26 | Atualizado em: 27/06/2023A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da A Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais (DIGP), em parceria com o Instituto Vladimir Herzog (IVH) realiza a ampliação do projeto piloto “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da EDH” para mais 100 escolas das Diretorias Regionais de Educação (DREs) São Miguel e São Mateus.
O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira (26) no território de São Miguel Paulista. E o segundo será realizado na próxima sexta-feira (30), em São Mateus.
Os encontros possuem 4 horas de duração e contam com a participação da equipe de educação IVH, da DIGP-SME, do NAAPA, DICEU e DIPED das respectivas DREs, além de gestores das unidades educacionais de ensino fundamental do território.
A dinâmica da iniciativa consiste em contextualizar como está sendo realizada a construção coletiva do projeto no território de Guaianases e pensar, através de uma roda de conversa mediada por especialista, acerca do sofrimento emocional dos estudantes a partir da compreensão da produção social, levando em consideração a complexidade do tema na atualidade e as especificidades da questão.
Saiba mais sobre o projeto
O projeto piloto “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da EDH” tem como finalidade formular propostas de como trabalhar a questão dos diversos sofrimentos dos estudantes na perspectiva educacional.
Ele é composto por três etapas, sendo que nas duas iniciais, houve o desenvolvimento do processo de escuta acerca da problemática em questão e que possibilitou a produção de insumos para o direcionamento de ações mais potentes na efetivação da sua finalidade.
A Diretora Regional de Educação da DRE Guaianases, Lucimeire Cabral de Santana, compartilhou em um dos encontros no território que tem impressões positivas sobre a participação das escolas no projeto, afirmando que as mesmas têm tomado decisões mais assertivas quanto à construção de propostas coletivas para as questões desafiadoras nos espaços educacionais.
A ação teve início no território da DRE Guaianases, fruto da constatação dos sofrimentos das crianças e adolescentes, estudantes da Rede Municipal de Ensino, advindos de diversas violências sociais.
A iniciativa acontece de forma colaborativa com os membros das Comissões de Mediação de Conflitos da DRE, representados pela Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), Supervisão Escolar e serviços do território.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Secretaria Municipal de Educação
Campanha de Mobilização contra a Dengue acontece de 18 a 29 de novembro
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Relacionadas
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Parque do Carmo promove oficinas que combinam prática do crochê e literatura
Publicado em: 31/10/2024 11h16 - em Secretaria Municipal de Educação
Professora da Rede Municipal de Ensino, indígena do povo Pankará, realiza vivências com crianças a partir de sua história e memórias afetivas que tem com a avó e os potes de barro que ela fazia
Publicado em: 31/10/2024 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes de escola municipal de São Paulo criam óculos com sensor ecolocalizador para auxiliar pessoas cegas ou com deficiência visual
Publicado em: 31/10/2024 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação