Notícias

VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil na DRE São Miguel

A ação discutiu a educação para as relações étnico-raciais e equidade de gênero

Publicado em: 02/12/2022 12h29 | Atualizado em: 07/03/2023
Fotografia mostra duas pessoas observando imagens em uma exposição com vários cavaletes.

A VIII Jornada Pedagógica ocorreu na última sexta-feira (25) no Centro de Educação Infantil (CEI) Espaço da Comunidade VIII e reuniu sete escolas e aproximadamente 241 participantes entre professores, auxiliares de classe, auxiliares de limpeza, auxiliares de cozinha, cozinheiras, coordenadores e diretores.

O evento, sob a coordenação da Supervisora Renata Zuliani, teve como objetivo discutir a educação para as relações étnico-raciais e equidade de gênero, em diálogo com os registros e o cotidiano das unidades educacionais de Educação Infantil, de acordo com a proposta de DIEI/SME.

Fotografia de várias pessoas agachadas no centro da sala.

De maneira dinâmica, os participantes escolheram a sala e o tema de maior interesse para realização de apresentações e partilhas de práticas pedagógicas. Veja, abaixo, os temas debatidos:

– Diálogos sobre acolhimento para crianças e famílias migrantes – CEI Caminho Dourado I;

– Por uma infância sem racismo: a pedagogia de projetos na consolidação do PPP – EMEI Luiza Helena de Barros;

– Convivendo e respeitando as diferenças culturais – CEI Espaço da Comunidade VIII;

– Um muro que documenta o percurso, a identidade e o pertencimento de um CEI – CEI Parque Santa Rita;

– Planejamento coletivo: uma introdução antirracista na educação infantil – EMEI Parque Santa Rita I;

– A representatividade no cotidiano do CEI – CEI Pingos do Amanhã;

– Conhecendo as diferenças através da representatividade – CEI Bernardo Santana.

A programação ainda contou com visita aos espaços da unidade anfitriã e um coffee break oferecido aos presentes. Os estudantes do Projeto Imprensa Jovem da EMEF Henrique Felipe da Costa – Henricão, realizaram a cobertura do evento fotografando, gravando vídeos e entrevistando alguns participantes que relataram sobre a valiosa experiência e o quão benéfica foi a troca das práticas que serão utilizadas no cotidiano das escolas de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 3 4 5 6 7 1.674