Notícias

1ª Mostra Fotográfica #alemdoprato mobiliza Unidades Educacionais da RME

Escolas Municipais abraçaram a iniciativa promovida pela CODAE

Publicado em: 19/04/2017 15h01 | Atualizado em: 30/11/2020

mostrafotograficaimgnoticia.jpg

A 1ª Mostra Fotográfica #alemdoprato “O que tem para o Almoço?”, lançada pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) no dia 13 de fevereiro, teve duração de 33 dias e recebeu mais de 300 fotos de 165 Unidades Educacionais distribuídas entre as 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade de São Paulo. As fotos apresentaram os pratos do dia-a-dia da alimentação escolar.

A Mostra Fotográfica surgiu com a proposta de apresentar a alimentação escolar, além de incentivar o cuidado na montagem e apresentação dos pratos. Todas as refeições servidas nas escolas municipais de São Paulo são planejadas por uma equipe de profissionais de diversas áreas da CODAE, buscando sempre oferecer uma alimentação variada e que tenha boa aceitação pelos alunos. Nas escolas, os alimentos são transformados e preparados pelas merendeiras, que juntamente com os educadores, auxiliares técnicos de educação e demais funcionários das escolas, são os grandes responsáveis por apresentar uma refeição agradável e saborosa aos alunos.

Foram 109 Centros de Educação Infantil (CEI), 34 Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI) e 22 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) participando da Mostra Fotográfica. Muitas das quais plantaram, colheram e cozinharam seus alimentos e enviaram uma ou mais fotos de seus pratos.

A CODAE agradece a dedicação e o empenho das merendeiras, professores, diretores, nutricionistas, alunos e demais funcionários das unidades educacionais em participar da 1ª Mostra Fotográfica. “Através da Mostra é possível perceber como a alimentação escolar conecta os diferentes grupos dentro da escola, fazendo com que a alimentação não se limite apenas ao ambiente da cozinha ou às pessoas que preparam o alimento, mas que também está presente na sala de aula e diz respeito à comunidade escolar como um todo”, diz Agnes Hanashiro, nutricionista da CODAE.

Em breve, será lançada a 2ª Mostra Fotográfica #alemdoprato. Participe enviando sugestões de temas por mensagem pelo Facebook ou através do e-mail: fotosalemdoprato@gmail.com

Confira galeria com as melhores fotos da Mostra Fotográfica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 3 4 5 6 7 1.674