Notícias
Estagiários da CODAE exibem trabalhos de intervenção educacional
Os quatro projetos mais votados desenvolvidos nas DRES foram exibidos na EMEBS Hellen Keller
Publicado em: 30/11/2016 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020Os estagiários do Departamento de Supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) apresentaram seus projetos de intervenção educacional na Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos (EMEBS) Hellen Keller. O tema dos trabalhos é definido pela Supervisão e o deste ano foi a proposição de ações voltadas à melhora da educação alimentar nos Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. Entre os projetos realizados, os próprios estagiários votaram em quatro, que foram apresentados no evento, ocorrido em 25 de novembro.
As estagiárias Jaqueline Guilherme, Lidiane Cuba e Paloma Araújo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia do Ó/Brasilândia, apresentaram seu projeto de elaboração de uma cartilha para orientar os professores para a educação nutricional das crianças, além de atividades que visassem estimular o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras e conscientizar sobre o desperdício. O material contém sugestões abrangendo desde o teatro de fantoches até oficinas culinárias e atividades a se desenvolver nas hortas escolares.
Nas unidades educacionais visitadas, 85,7% registraram aumento no consumo de frutas e hortaliças e 83% dos representantes apontaram a redução no desperdício como maior contribuição da iniciativa.
Já na DRE São Mateus, as estagiárias Bianca de Lima, Cecília América e Isabela Damasceno optaram por envolver os pais de alunos e elaboraram um livro colaborativo que circularia entre as famílias cujos filhos estudassem em escolas da DRE, para que contribuíssem com um relato de uma experiência relacionada à educação alimentar. A atividade poderia ser a preparação de uma receita, um jogo ou passeio que envolvesse de alguma forma a alimentação ou a apresentação de uma história.
Ana Carolina Zanetti, Maíra Conte Chaves e Vinícius Barbosa, da DRE Ipiranga realizaram oficinas com pais e educadores, explicando sobre o valor nutricional de alimentos naturais e processados e entregando materiais como CDs com músicas educativas sobre a alimentação e panfletos com receitas saudáveis, dicas alimentares e um resumo do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Os estagiários Lucas Nasraui, Bárbara de Oliveira e Tainá Antunes, da DRE Butantã, organizaram um projeto de renovação dos refeitórios, tornando a decoração mais atraente e usando desenhos feitos pelas próprias crianças. Além disso, os cardápios passaram a ser expostos, utilizando também desenhos e fotos, que retratam os alimentos de forma atraente para o público infantil.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Vila do Sol recebe workshop para imprensa jovem
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEFM Rubens Paiva (São Paulo) e da Escola Estadual Padre de Carvalho (Minas Gerais) participaram de um intercâmbio educativo
Secretaria Municipal de Educação
“Olho na COP 30” convida escolas a promoverem reflexões sobre justiça climática
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
CEU Alvarenga oferece aulas de Yoga para a população de todas as idades
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Intercâmbio entre estudantes de São Paulo e Minas Gerais promove troca de experiências sobre educomunicação
Secretaria Municipal de Educação
CEUs oferecem programação cultural e esportiva no feriado
Relacionadas

Inscrições abertas para o Projeto Estudantes em Ação
Publicado em: 12/06/2025 9h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Coro Lírico Municipal faz concerto gratuito no CEU Campo Limpo
Publicado em: 12/06/2025 9h12 - em CEU e COCEU

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados
Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira
Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal
Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras