Notícias

Professores da rede municipal de SP participam de curso sobre educação antirracista em parceria com o Museu Afro Brasil 

Formação de 20h aprofundará conceitos como racismo estrutural e contribuirá para ampliar repertório entre docentes que atuam nas escolas da capital 

Publicado em: 19/10/2021 13h17 | Atualizado em: 19/10/2021
Composição com quatro imagens . No primeiro quadrante de cima para baixo, da esquerda para direita: em fundo preto imagem de seis coroas coloridas feitas de fitas e missangas; no segundo quadrante a imagem do rosto de uma mulher negra, ela usa turbante dourado; no terceiro quadrante, vários frascos de perfumes com imagens e flores dentro deles; e no último há uma escultura.

Começa nesta terça-feira (19) o curso “Museu Afro Brasil: construindo contrapontos antirracistas” que discutirá educação antirracista e racismo estrutural entre os professores da rede municipal de São Paulo. A formação será realizada pelo Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil (MAB) e integra o acordo de parceria formalizado entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Museu Afro Brasil.

A parceria firmada entre o Núcleo de Educação do MAB e o Núcleo Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo a formação de educadores voltada à implementação da Lei 10.639, de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de educação básicas das redes públicas e privadas.

Na primeira turma, participam 50 profissionais entre professores, diretores, supervisores e assistentes de direção da rede municipal de São Paulo. A formação terá carga horária total de 20h e será ministrada no ambiente on-line, sendo 6h em aulas ao vivo.

O curso aborda e aprofunda conceitos como racismo estrutural e equidade racial, ampliando o referencial teórico sobre história da África e do Brasil para discutir a educação antirracista, além de apresentar um painel sobre o papel dos museus e sua contribuição no processo educacional.

Museu Afro Brasil  

O Museu Afro Brasil é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, que tem como missão promover o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro, africano e afro-brasileiro e sua presença na cultura nacional.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m², mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu atual Diretor Curatorial, Emanoel Araujo, o Museu construiu, ao longo de mais de 16 anos de história, uma trajetória de contribuições decisivas para a valorização do universo cultural brasileiro ao revelar a inventividade e ousadia de artistas brasileiros e internacionais, desde o século XVIII até a contemporaneidade. O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia com os vencedores do Premia Sampa 2026 no palco. Eles seguram certificados. Ao fundo, telão com a projeção da logomarca do

Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026 

Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (24)

Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal

Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

1 3 4 5 6 7 1.673