Notícias
As Jornadas Pedagógicas como movimentos formativos na Educação Infantil
Formação ocorreu entre os dias 28 e 29 de novembro e envolveu mais de 60 mil educadores
Publicado em: 02/12/2019 19h30 | Atualizado em: 01/10/2021
As Jornadas Pedagógicas realizadas em 2019, em julho e novembro, foram movimentos formativos colaborativos promovidos pela Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Educação Infantil (DIEI) em parceria com as Diretorias Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Os cerca de 60 mil profissionais que atuam nas Unidades Diretas e Parceiras da Educação Infantil participaram de ações formativas para reflexões, discussões, trocas e socializações sobre as ações de implementação curricular e como estas têm sido construídas pelas equipes de educadores e gestores no cotidiano das Unidades de Educação Infantil da Rede.
No dia 28 de novembro ocorreu a abertura da II Jornada e no dia 29 as ações formativas descentralizadas, em espaços como os 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), bibliotecas, escolas, universidades e instituições culturais e parceiras. Ocorreram atividades (palestras, oficinas, comunicação de pesquisas e relatos de práticas, etc) com diferentes temáticas acerca do Currículo da Cidade – Educação Infantil. Nos dois dias os participantes foram organizados em turmas das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Abertura Oficial
A formação central aconteceu no dia 28 de novembro no anfiteatro da UNINOVE – campus Memorial e teve como tema “A Pesquisa dos fazeres como estratégia formativa”. Contou com a apresentação cultural “O Jardineiro da Lua”, da Companhia “O que de quê”.
A abertura oficial contou com as presenças da Coordenadora da COPED, Minéa Paschoaleto Fratelli, e do Diretor da Divisão de Educação Infantil, Cristiano Rogério Alcântara.
A formação contou com a presença de María Emilia López, pesquisadora e consultora do Instituto Emília em Literatura, Leitura, Arte, Cultura e Educação, Especialista em educação na primeira infância e literatura infantil e Diretora do Jardim Maternal da Faculdade de Direito de Buenos Aires (UBA) e de Dolores Prades, diretora do Instituto Emília, do Laboratório Emília de Formação e consultora editorial da Revista Emilia.
A formação contou também com relatos de práticas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof. Carlos Humberto Volpon, da DRE São Mateus, e teve o “Do Semanário ao Diário de bordo: um processo de construção autoral” e do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Santa Tereza, da DRE Freguesia/Brasilândia com o tema “A ação gestora na ressignificação de uma proposta pedagógica que potencialize os fazeres docentes e o protagonismo dos bebês e crianças”. Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Canoas, município do Rio Grande do Sul, socializaram o Projeto Saberes em Diálogo, que concorreu ao Prêmio Professores do Brasil: novos cenários de formação, trazendo as contribuições das parcerias escolas e Universidades na articulação teoria e prática pelos Educadores.
#JornadaEI – Sugerimos aos participantes que compartilhassem em suas redes sociais registros de suas participações na jornada utilizando a #JornadaEI e foi um sucesso de publicações. Nosso mapeamento indicou que foram feitos mais de 200 stories e 80 publicações no feed com esta marcação no Instagram, além de inúmeros posts no facebook e no Twitter.
Os registros foram extremamente positivos e narraram um pouco das experiências de cada Educador participante em seu território. Com uma conta no instagram é possível acessar e ler cada um deles. Confira:
Vídeos da I e da II Jornada
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)
Secretaria Municipal de Educação
CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Professor da Rede Municipal transformou gerações com o xadrez e hoje contribui com a formação de docentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Podcast da EMEF Alexandre de Gusmão promove inclusão e protagonismo estudantil
Relacionadas

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Seminários “Juntos pela Aprendizagem” iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Publicado em: 14/07/2025 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Publicado em: 14/07/2025 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove reuniões com sindicatos sobre assuntos prioritários
Publicado em: 14/07/2025 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Publicado em: 11/07/2025 5h53 - em Secretaria Municipal de Educação