Notícias

Agosto Dourado: SME promove ações formativas de conscientização sobre o aleitamento materno

Os encontros regionais também serão marcados pela entrega dos selos da campanha CEI Amigo do Peito 2025

Publicado em: 08/08/2025 9h18 | Atualizado em: 13/08/2025
Apoio Ao Aleitamento Materno é Um Dos Compromissos Da Rede Municipal

O aleitamento materno fortalece vínculos e promove o desenvolvimento físico, mental e social dos bebês e crianças. Consciente da importância da amamentação, a Rede Municipal de Educação de São Paulo abraça o Agosto Dourado com uma série de ações formativas para incentivar e valorizar o aleitamento materno em toda a cidade. 

Entre os dias 11 e 28 de agosto, as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) promoverão encontros para compartilhar práticas, promover reflexões e fortalecer o compromisso das unidades com a amamentação no ambiente educacional.  

E a comemoração será em dobro com o anúncio das unidades contempladas com o selo CEI Amigo do Peito 2025 que reconhece as unidades de Educação Infantil engajadas na promoção do aleitamento. 

 Neste ano 1522 unidades participaram da Campanha, que avalia ações voltadas para os eixos família, equipe e ambiente. Para ser contemplada com o selo, a Unidade precisa alcançar ao menos 50% das ações em cada um dos três eixos. 

Desde o início da Campanha em 2018, o número de unidades contempladas vem crescendo. Em 2024, 1.176 selos foram entregues. Em 2025, 1490 unidades serão reconhecidas com o Selo CEI Amigo do Peito – o que representa 58% dos CEIs, CEMEIs, CECIs e CCIs da Rede Municipal de Ensino. 

Confira o calendário dos encontros:

Whatsapp Image 2025 08 01 At 11.32.07

O que é o Agosto Dourado? 

Instituído pela Lei nº 13.435/2017, o Agosto Dourado é o mês de conscientização sobre o aleitamento materno, reforçando a recomendação da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e continuada até os dois anos ou mais, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde. A cor dourada simboliza o “padrão ouro” de qualidade do leite materno. 

Rede Amigos do Peito  

Em 2025, a SME também lançou a Rede Amigos do Peito, uma iniciativa conjunta entre a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e a Divisão de Educação Infantil (COPED/DIEI). A ação promoveu a formação de diversos profissionais que atuam nas Unidades (educadoras, nutricionistas, auxiliares de enfermagem, supervisores escolares, DICEU, NAAPA, outros) para atuarem como Embaixadoras Amigas do Peito, multiplicando informações e fortalecendo a rede de apoio nas unidades educacionais. 

Ao todo, 698 profissionais participaram da formação online e de encontros presenciais, consolidando-se como Embaixadores do Peito. Confira mais informações sobre a Rede Amigos do Peito clicando aqui.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 3 4 5 6 7 1.674