Notícias
Recreio nas Férias recebe carreta com videogames
Iniciativa transforma CEUs em arenas virtuais com simuladores e sensores de movimento
Publicado em: 24/01/2024 15h20 | Atualizado em: 24/01/2024
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) Água Azul, Uirapuru, Paraisópolis e Jardim Paulistano receberam, nesta semana, uma carreta com computadores e videogames para ampliar ainda mais as possibilidades de vivências do Recreio nas Férias. A iniciativa tem como principal objetivo dar acesso aos eSports (esportes eletrônicos) e jogos em geral para o público jovem dos CEUs. A iniciativa é uma parceria entre a SME e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Os espaços estão divididos de acordo com cada jogo específico. No ambiente interno do CEU, são montadas televisões com tapetes e sensores de movimento para o game Just Dance, onde o objetivo é seguir os movimentos de uma dança com o próprio corpo.
Dentro da carreta, os computadores foram montados e preparados com um cenário customizado do jogo Fortnite, em que os jogadores têm que completar os obstáculos no menor tempo possível. Ainda na carreta, uma série de cockpits, com cadeiras e volantes esportivos, foram montados para o simulador de corrida Gran Turismo 7, em que o desafio é terminar uma corrida no menor tempo possível.
Os resultados de cada jogo serão computados e os participantes com melhores pontuações serão selecionados para participar de uma disputa em uma arena montada no Brás, região central de São Paulo. Os 4 melhores colocados de cada modalidade de cada CEU, em adição aos 16 melhores colocados de todas as unidades, serão selecionados, totalizando 96 participantes. Poderão participar as crianças inscritas no Recreio nas Férias e toda a comunidade.
É importante ressaltar que, dentro do ambiente escolar, os jogos podem ser trabalhados pelos POEDs – Professores de Educação Digital, formados pelo Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica.
O professor Caio Marques, no Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Coordenadoria Pedagógica, destaca a importância dos jogos nas atividades. “A aprendizagem por gamificação e jogos é onde o POED pode selecionar jogos, de acordo com as temáticas dos territórios e os Objetivos de Aprendizagem relacionados aos três eixos estruturantes do currículo (Programação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Letramento Digital) para potencializar o desenvolvimento dos estudantes de maneira holística”, apontou.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Penha
Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Secretaria Municipal de Educação
Ensino de Música é ampliado com liberação de recursos financeiros para contratação de instrutores de música
Relacionadas

Curso “Imprensa Jovem: Estudante Mediador dos ODS/UNESCO” terá inscrições abertas nesta quarta (26)
Publicado em: 25/03/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Diálogos Formativos 2025: Diretores das EMEFs participam de oficinas para definir metas de aprendizagem
Publicado em: 25/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Guaianases realiza entrega de medalhas para participantes da 19ª OBMEP
Publicado em: 24/03/2025 9h36 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Encontro da Imprensa Jovem da Rede Municipal debaterá o protagonismo jovem na conscientização ambiental com a presença do Instituto Voz dos Oceanos
Publicado em: 21/03/2025 4h53 - em Imprensa Jovem

Millie Bobby Brown visita escola municipal em São Paulo e dialoga com estudantes
Publicado em: 21/03/2025 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação