Notícias

Maio Laranja: Rede Municipal fortalece ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Ações pedagógicas, formação de profissionais e ampliação da rede de proteção são pilares das iniciativas de conscientização e prevenção desenvolvidas nas unidades educacionais da capital 

Publicado em: 18/05/2026 12h19 | Atualizado em: 22/05/2026
Fotografia mostra um cartaz com a frase "Proteja nossas crianças".

Celebrado em 18 de maio, o Maio Laranja, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mobiliza instituições em todo o país em ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Na Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, o tema integra ações permanentes de proteção à infância, alinhadas ao Currículo da Cidade, que reconhece a infância como etapa fundamental do desenvolvimento humano e reforça o compromisso da escola com a garantia de direitos, o respeito às infâncias e a formação integral dos estudantes.

Na cidade de São Paulo, as ações permanentes estão voltadas à proteção integral das crianças e adolescentes, promovendo o fortalecimento da escuta, do acolhimento e da construção de ambientes seguros nas unidades educacionais da rede. Entre as ações de destaque da SME está a publicação do documento “Conhecer para Proteger – enfrentando a violência na primeira infância”, disponibilizado em versão online. O material pioneiro foi desenvolvido para apoiar educadores e equipes gestoras na identificação de sinais de violência, no acolhimento das crianças e no fortalecimento das estratégias de proteção dentro das unidades educacionais. 

Em dezembro do ano passado, a Secretaria também apresentou a versão impressa do material, ampliando o acesso ao conteúdo e fortalecendo o trabalho pedagógico e intersetorial voltado à prevenção e ao enfrentamento das violências na primeira infância. A primeira edição do “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes” foi publicada em 2020 e conta com versões impressa e digital. 

A SME também conta com o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE), responsável por coordenar o Comitê de Proteção Escolar e desenvolver ações de promoção e prevenção que garantam ambientes escolares seguros, acolhedores e protegidos contra diferentes formas de violência. O trabalho envolve articulação com equipes educacionais e demais órgãos da rede de proteção, fortalecendo o cuidado integral com bebês, crianças e adolescentes. 

Projetos nas unidades

Como exemplo das ações desenvolvidas nas unidades educacionais da Rede, o CEI Baronesa de Limeira realizou, na última sexta-feira (15), uma mobilização dentro da campanha Maio Laranja voltada ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. 

A programação contou com uma caminhada em defesa das crianças, envolvendo comunidade escolar, famílias e equipe pedagógica. Antes da atividade, os participantes acompanharam um momento de conversa e orientação com especialista convidada, reforçando a importância da proteção da infância, do cuidado e da garantia de direitos. 

A iniciativa buscou ampliar o diálogo com as famílias sobre prevenção às violências, fortalecimento da rede de proteção e construção de ambientes seguros e acolhedores para bebês e crianças desde a primeira infância. A ação também reforçou o papel da escola como espaço de escuta, acolhimento e conscientização da comunidade escolar sobre temas relacionados à proteção integral das crianças. 

Realizada há quatro anos, a passeata marca a culminância do projeto “Diálogos que Protegem”, desenvolvido pela unidade a partir do documento interno “Meu corpo, meu tesouro”. O trabalho envolve cerca de 300 crianças dos agrupamentos infantis e promove práticas pedagógicas com literatura adequada, atividades lúdicas e rodas de conversa, aproximando educadores, crianças e famílias em torno da construção de uma cultura de proteção e cuidado. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra educadores reunidos em volta das mesas

57% dos educadores apontam avanços no clima escolar dentro das unidades 

Publicado em: 27/02/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mesa com diversos doces e rosquinhas.

CEUs recebem inscrições para curso gratuito de Confeitaria Profissional  

Publicado em: 27/02/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra com capacete e colete amarelo-limão segurando um mapa. Ao fundo um prédio em construção.

Mulheres interessadas na Construção Civil poderão estudar de graça no CEU Heliópolis

Publicado em: 26/02/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes em sala posando para fotografia

Estudantes participam de sessões especiais da série “As Meninas da Garagem Secreta”

Publicado em: 26/02/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Em uma guarda de esportes, duas pessoas de cadeiras de rodas conversam com uma turma de estudantes com uniformes da prefeitura de SP

Estudantes da EMEF Profa. Josefa Nicácio Araújo participam de vivência em Centro Paralímpico

Publicado em: 24/02/2026 3h10 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 45 46 47 48 49 1.674