Notícias
Governo Aberto nas Escolas: estudantes participam de oficinas que estimulam autonomia nos territórios
As oficinas serão on-line, em diversas datas entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro
Publicado em: 20/09/2021 17h10 | Atualizado em: 23/09/2021
Estudantes que atuam nos Grêmios Estudantis das escolas municipais de São Paulo podem participar de uma série de oficinas promovidas pela Secretaria de Governo Municipal. Temas como Gestão Democrática, Direitos Humanos, Mediação de Conflito, Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz farão parte da programação.
As ações fazem parte da 6ª edição do Programa Agentes de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, que incluiu recentemente a categoria Governo Aberto nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A intenção é oferecer ao público adolescente, principalmente estudantes gremistas, experiências com temáticas importantes para formação e desenvolvimento da autonomia e que estimulem ações em seus territórios.
As oficinas serão on-line, em diversas datas entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro, e poderão ser assistidas pelos tablets ou nos equipamentos nas Unidades Educacionais.
Confira os temas das oficinas:
- Meu grêmio estudantil: da escola para a cidade;
- Participação democrática e prevenção ao bullying nos ambientes escolares por meio das práticas da justiça restaurativa;
- Desmistificando os direitos humanos;
- Como se apropriar dos direitos do cidadão se divertindo;
- A importância dos adolescentes e jovens para a qualidade da escola pública;
- Viva a democracia!
Os estudantes interessados poderão se inscrever para as oficinas mediante procedimento organizado por sua Diretoria Regional de Educação.
Formação para Educadores
Entre os dias 20 de setembro e 25 de outubro, os educadores orientadores dos Grêmios Estudantis participam da formação “Cidadania e Democracia desde a Escola: a educação em direitos humanos e o exercício da cidadania”. O Curso é oferecido pelo Instituto Auschwitz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Estão abertas as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática
Publicado em: 03/03/2026 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação
No mês da Mulher, os CEUs da rede municipal terão programação especial
Publicado em: 03/03/2026 11h18 - em Março Mulher 2026
SME apresenta Relatório do Programa de Integridade e Boas Práticas aos coordenadores da pasta
Publicado em: 02/03/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola da zona Sul da capital promove mudança de hábitos alimentares
Publicado em: 02/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Assembleia Mirim: pequenos votos, grandes lições de cidadania na EMEI Charles Chaplin
Publicado em: 27/02/2026 5h04 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus