Notícias

Segundo encontro do curso “Viver Literatura na ALP da Cidade de São Paulo”

Atividade reuniu cerca de 350 professores

Publicado em: 08/08/2017 15h23 | Atualizado em: 30/11/2020

Segundo_encontro_curso_Viver_Literatura_ALP_Cidade_de_Sao_Paulo_740_x_430.jpg

No último sábado, 6 de maio, ocorreu mais um encontro do curso “Viver Literatura na Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo”. A ação foi realizada na sede da Academia Paulista de Letras – APL e reuniu cerca de 350 professores da Rede Municipal de Ensino.

O curso teve como abertura a apresentação da Orquestra Sinfônica Sons da Educação, composta por 60 alunos da Rede Municipal de Poá-SP, sob a regência do Maestro Alessandro Lamattina Junior. Eles executaram as trilhas sonoras de filmes como A Bela e a Fera, Pearl Harbor, Matrix, O Rei Leão e Forrest Gump: o Contador de Histórias.

O encontro seguiu com a apresentação da poetisa, filósofa e pedagoga Maria Vilani, que recitou poesias do seu livro “Penteando a Vida”. A autora também escreveu ”Varal, O Reino de Roselândia” e “Cinco contos sem descontos e de quebra dois poemas”.

O professor Felipe Ferreira de Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dias Gomes, da Diretoria Regional de Educação Guaianases, apresentou um seminário sobre o dramaturgo homônimo. O professor é o coordenador dos estudos literários da AEL que também tem o nome do patrono da EMEF. Sob a direção do professor Leandro Alves Machado Torres, coordenador das atividades de teatro da AEL, os estudantes apresentaram uma das cenas da novela “Roque Santeiro”, escrita por Dias Gomes.

Finalizando o encontro, houve a apresentação da professora Alessandra Silva, coordenadora dos estudos literários da AEL Guilherme de Almeida, na EMEF de mesmo nome. Alessandra ocupa a cadeira 23 da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, representando a poeta Elisa Barreto. Em sua apresentação, falou sobre o encantamento que possui pela escritora e fez referência à sua relação com a escola e comunidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palestrante falando ao microfone para muitas pessoas sentadas no auditório. No centro do palco há um telão com informações sobre sustentabilidade.

Cardápio Escolar Sustentável alia alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente  

Publicado em: 05/03/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grupo de meninas em frente ao telão do bate-papo virtual.

Estudantes participam de bate-papo virtual sobre empoderamento profissional 

Publicado em: 04/03/2026 3h50 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Maestro João Carlos Martins leva projeto musical a escolas municipais 

Publicado em: 04/03/2026 3h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Dois adultos reunidos com notebooks sobre a mesa.
Estudantes com colete laranja escrito

Imprensa Jovem participa do Dia da Internet Segura e realiza cobertura sobre cidadania digital 

Publicado em: 03/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 43 44 45 46 47 1.674