Notícias

Seminário Agosto Indígena: “Resistência e História na Cidade de São Paulo”

Evento realizado no CEU Alvarenga integra III Mostra Cultural Agosto Indígena.

Publicado em: 04/09/2018 16h11 | Atualizado em: 30/11/2020

Agosto_Indigena_Resistencia_Historia_740_x_430.jpg

No sábado, 19 de agosto, foi realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, o seminário Agosto Indígena: “Resistência e História na Cidade de São Paulo”, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

O seminário, que integra a programação da III Mostra Cultural Agosto Indígena, foi realizado com o objetivo de fornecer aportes teóricos e conceituais para subsidiar o trabalho com a História e Cultura Indígena nas Unidades Escolares, de modo com que os educandos sejam envolvidos em práticas educativas que valorizem a diversidade étnico-racial.

O evento contou com palestras do escritor de literatura nativa e palestrante Guarani da aldeia Krukutu, Olívio Zeferino da Silva (Olívio Jekupe), da educadora Edna Ferreira, ministrando a palestra “A importância da literatura nativa escrita por índios no Brasil” e do militante do movimento indígena de São Paulo, Amaro Cosmo de Mesquita, falando sobre “Povo Potiguara – Os desafios dos Povos indígenas no contexto urbano de São Paulo”.

Além das palestras, foram realizadas oficinas de pintura corporal, confecções de colares e apitos. No encerramento, aconteceu o ritual Toré, uma dança indígena organizada pelo palestrante e oficineiro Amaro Cosmo de Mesquita, integrada pelos próprios participantes das oficinas.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palestrante falando ao microfone para muitas pessoas sentadas no auditório. No centro do palco há um telão com informações sobre sustentabilidade.

Cardápio Escolar Sustentável alia alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente  

Publicado em: 05/03/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grupo de meninas em frente ao telão do bate-papo virtual.

Estudantes participam de bate-papo virtual sobre empoderamento profissional 

Publicado em: 04/03/2026 3h50 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Maestro João Carlos Martins leva projeto musical a escolas municipais 

Publicado em: 04/03/2026 3h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Dois adultos reunidos com notebooks sobre a mesa.
Estudantes com colete laranja escrito

Imprensa Jovem participa do Dia da Internet Segura e realiza cobertura sobre cidadania digital 

Publicado em: 03/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 43 44 45 46 47 1.674