Notícias

Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Encontro abordou protocolo da rede municipal e fortaleceu o protagonismo estudantil nas ações antirracistas nas escolas

Publicado em: 06/05/2026 11h46 | Atualizado em: 07/05/2026

Gremios Estudantis A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (6), a formação online voltada aos Grêmios Estudantis e seus orientadores sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação. A atividade teve como objetivo fortalecer o protagonismo estudantil e ampliar o conhecimento sobre o documento, incentivando sua implementação nas unidades educacionais. 

A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e fica disponível para assistir posteriormente.

Elaborado para orientar toda a rede municipal, o protocolo reúne diretrizes sobre como prevenir, reconhecer e agir diante de situações de racismo e xenofobia nos espaços educacionais, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito, inclusão e equidade. 

Durante a formação, foram apresentados os principais pontos do documento, com foco no papel dos estudantes como agentes de transformação. A iniciativa também buscou ampliar o conhecimento dos Grêmios Estudantis sobre o tema e fortalecer sua atuação como protagonistas e multiplicadores de práticas antirracistas nas escolas. 

Nesse contexto, a Secretaria orienta que o conteúdo do protocolo seja incorporado ao plano de trabalho dos Grêmios Estudantis e amplamente divulgado nas unidades educacionais, promovendo reflexão e ações concretas junto à comunidade escolar. 

A participação das equipes e dos estudantes é considerada fundamental para fortalecer, de forma coletiva, uma escola mais justa, acolhedora e comprometida com o enfrentamento de todas as formas de discriminação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta por três fotografias lado a lado, relacionadas a serviços de estética e beleza.

CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres

Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem de fundo claro, em tom bege, com elementos gráficos em tons de vinho. No lado esquerdo, aparece parcialmente uma ilustração abstrata em formato orgânico, com cores vinho e rosadas. No centro da imagem está o texto em letras maiúsculas, na cor vinho. Na parte superior lê-se “CADERNO DE ORIENTAÇÕES” em fonte menor. Abaixo, em destaque e com fonte maior, está escrito “MARÇO MULHER”.
crianças recebendo prato de comida de cozinheira
Fotografia da fachada do prédio do CEI Therezinha Di Giulio,.

SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo 

Publicado em: 05/03/2026 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Quatro mulheres sorrindo, pousando para foto de perfil frontal.

Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé 

Publicado em: 05/03/2026 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 42 43 44 45 46 1.674