Notícias

Dia Internacional do Migrante: Rede Municipal de SP atende mais de 8 mil estudantes vindos de outros países

Data instituída pela ONU celebra pluralidade cultural e o sentimento de fraternidade

Publicado em: 17/12/2021 10h00 | Atualizado em: 29/12/2021
Bandeiras de diversos países dispostas lado a lado

Neste sábado (18) é celebrado o Dia Internacional dos Migrantes, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Rede Municipal de Ensino de SP teve um aumento de 7% de estudantes migrantes matriculados entre os meses de março e novembro de 2021. Os alunos que em março eram 7777; hoje são 8340.

A nacionalidade com maior representatividade é a boliviana, com 3890 estudantes, o que significa mais de 45% dos migrantes atendidos na rede. Em seguida, aparecem os haitianos com 1651 representantes e 957 venezuelanos, o equivalente a 19% e 11% respectivamente. Outras nacionalidades são bem representadas como angolana, paraguaia, peruana, argentina, japonesa, colombiana e nigeriana.

Os estudantes estão espalhados por todas as regiões da cidade, mas é possível observar uma maior concentração nas Diretorias Regionais de Ensino (DRE) da Penha, com 2119 estudantes migrantes; Jaçanã/Tremembé, com 1556 estudantes; e Pirituba/Jaraguá, com 1100 migrantes em atendimento.

Três são as escolas que dedicam diariamente o atendimento aos alunos migrantes com presença expressiva. EMEF Duque de Caxias, na região do Glicério, com 231 estudantes; a EMEF Edgard Cavalheiro, na Vila Mesquita com 272 matrículas; e a EMEF Perus I, que atende alunos do ensino fundamental e EJA, só na EMEF são 813 estudantes migrantes, quase 10% de toda a rede. A EMEF Perus I, já foi tema de matéria aqui no portal, com a história de Olson Oscar, estudante haitiano que se tornou professor voluntário de crioulo. A pluralidade de nacionalidades pode ser percebida em Perus, com estudantes haitianos, bolivianos, holandeses, senegaleses, angolanos e guianeses.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três mulheres sentadas no chão. A mulher que está ao centro segura uma boneca de pano e oferece leite em um copinho para a boneca durante uma oficina sobre extração de leite materno.
Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 41 42 43 44 45 1.674