Notícias

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Projeto de educação ambiental realizado no contraturno ainda contribui para a disseminação da cultura da sustentabilidade

Publicado em: 15/05/2026 10h39 | Atualizado em: 15/05/2026
estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Com jaleco, experimentos e pesquisas no contraturno, estudantes do Ensino Fundamental da CEU EMEF Nazaré Neri Lima estão participando do projeto “Do Micro ao Macro: A Educação Ambiental como Ferramenta para Transformar Comportamentos”, no qual são incentivados a ter um olhar de cientistas ambientais e promover assim atitudes mais sustentáveis dentro e fora da escola. O projeto começou no início do ano e já é considerado um destaque na escola, em que outros alunos já aguardam em lista de espera para poderem participar.  

O mentor da ação é o professor de ciências Luiz Carlos Rodrigues, que leciona na unidade há 7 anos. “Já desenvolvemos inúmeros projetos e atividades na escola, mas esse realmente tem sido bastante transformador para os alunos”, afirmou o professor. Ao todo, são 31 alunos dos 7º, 8º e 9º anos que, após o período de aula regular, retornam à escola para participarem dos encontros desse projeto que ocorrem às terças e sextas. Mas a interação do grupo ainda segue por meio do whatsapp. O professor levanta determinados temas e envia no grupo, incentivando os alunos a pesquisarem mais, inclusive utilizando a inteligência artificial. 

Nos experimentos realizados, os alunos já criaram jogos – que reforçavam o conceito do descarte correto do lixo – e brinquedos com materiais recicláveis, confeccionaram papel semente e realizaram compostagem com as sobras da alimentação escolar. Os alunos, que são os protagonistas no projeto, relatam que pequenas atitudes podem fazer a diferença no planeta e onde moram. “Depois que ingressamos no projeto, repensamos as nossas atividades e percebemos que nosso bairro não é isolado, cuidar do meu bairro já é uma forma de cuidar do planeta”, afirmou o estudante Guilherme Pereira. 

A atividade do papel semente vai para além da reciclagem de papéis. No processo o professor ensina a realizar o processo de reciclagem e depois apresenta uma nova possibilidade para estes materiais, já que esses podem auxiliar que novos plantios sejam realizados. “Os alunos colocam a mão na massa e aprendem a identificar as fibras onde devemos colocar as sementes nestes papéis. Nossa ideia é distribuir esses papéis sementes para que novos plantios sejam feitos inclusive pelas famílias dos estudantes”, relata o professor Luiz. 

Muitos alunos até encaravam a aula de ciências como algo chato ou cheio de termos complicados, mas o projeto veio para trazer novas perspectivas sobre a disciplina. “O aprendizado real não depende apenas de anotações ou de notas bimestrais, mas do que conseguimos explicar do que compreendemos sobre o tema”, ressaltou a aluna Yasmin Dias. 

De acordo com o professor, devido ao sucesso, existe a pretensão que o projeto continue por outros anos. “Nossa intenção é contemplar ainda mais alunos e atender os que estão em fila de espera, na expectativa para ingressarem”, afirmou o professor Luiz. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três mulheres sentadas no chão. A mulher que está ao centro segura uma boneca de pano e oferece leite em um copinho para a boneca durante uma oficina sobre extração de leite materno.
Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 41 42 43 44 45 1.674