Notícias

Dissertações de Mestrado Profissional em Educação Infantil são apresentadas no Conselho Municipal de Educação

Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP

Publicado em: 29/11/2019 14h44 | Atualizado em: 30/11/2020

No último dia 07 de novembro, na sessão do Pleno do Conselho Municipal de Educação – CME de São Paulo, foram apresentadas duas dissertações de Mestrado Profissional em Educação Infantil, resultado final de bolsa de estudos e pesquisa ofertada a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Os Mestrados foram orientadas pela Professora Doutora Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches, também Conselheira do CME.

Priscila Barbosa Arantes é Coordenadora Pedagógica da EMEI Jardim da Conquista, DRE Pirituba-Jaraguá e apresentou sua dissertação de mestrado com o título “Inspiração em cenas e atos: pesquisa com crianças para a formação de coordenadores”, e o objetivo da pesquisa era propor uma possibilidade de formação aos Educadores em que haja a participação ativa e direta das crianças. Como fundamentação teórica, a pesquisa tem a Formação, a Cultura de Pares, a Reprodução Interpretativa, as crianças enquanto Produtoras de Cultura e Etnografia com crianças. Identificou, como resultado da sua pesquisa, que a escola é reflexiva e, para tanto, não adianta somente o professor se apropriar dessa dinâmica, e que o ideal é que todos os membros da escola se apropriem dessa leitura crítica. Para isso, a demanda é “como formar esse pesquisador?” e, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo já existe o espaço formativo, os Projetos Especiais de Ação – PEAs, garantido na jornada do Coordenador Pedagógico e do docente dentro da própria unidade, e os espaços concedidos e conquistados via DREs. Assim, a questão de se conquistar um espaço formativo já é superada, e a necessidade é repensar as práticas de formação. Ressalta “a escola como espaço formador do humano”.

A Mestre Renata Pereira Pardim, Diretora da EMEF Dona Jenny Gomes, DRE Penha, apresentou dissertação de mestrado profissional com o título “Contribuições do Teatro do Oprimido para a formação permanente de Professoras da Infância: atos de uma experiência vívida”, cujos objetivos foram: resgatar uma experiência de formação continuada vivida em ambiente de trabalho e analisar se o Teatro do Oprimido de Boal contribuiu para o grupo pesquisado, pontuando quais seriam essas contribuições. O problema da pesquisa era “por que as formações permanentes podem não provocar mudanças nos processos de ensino-aprendizagem e/ou na mudança de práticas docentes?” queixa que, segundo a pesquisadora, é recorrente em formações de Coordenadores Pedagógicos e Diretores de escola da Rede. Como referenciais teóricos, utilizou a desmecanização de mentes e corpos, troca de papéis, desenvolvimento do pensamento sensível e reconhecimento das opressões do cotidiano de Augusto Boal e, os conceitos de ser mais, o compromisso com a transformação social, o respeito aos saberes de experiência feitos, de corpo consciente, diálogo, reflexão crítica sobre a prática de Paulo Freire. A pesquisa teve duas grandes questões norteadoras: 1) se o Teatro do Oprimido podia desvelar as opressões vivenciadas pelos docentes e 2) se o Teatro do Oprimido pode se constituir numa prática inovadora de formação permanente de professores, capaz de evidenciar saberes experienciais e favorecer a conscientização dos profissionais da educação. A pesquisa foi realizada em uma EMEI da DRE Jaçanã-Tremembé, analisando os PEAs e a formação realizada em serviço. Como resultado, aponta que “a formação permanente pode contribuir para mudanças na prática docente, desde que o processo seja significativo ao grupo”.

A apresentação das dissertações de mestrado confirmam a importância do incentivo à pesquisa feita por profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, partindo da realidade vivida por estes, com o olhar acadêmico possibilitando o avanço nas práticas e reflexões das Unidades Escolares e dos profissionais que nelas atuam.

Em um mesa estão sentada quatro mulheres. Há um retroprojetor ligado

Da esquerda para a direita: a Mestre Renata Pereira Pardim, a orientadora das pesquisas e Conselheira do CME Profª Drª Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches e a Mestre Priscila Barbosa Arantes durante apresentação no Conselho Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sobre um fundo azul está o jornal Diário Oficial

Secretaria Municipal de Educação divulga nota e classificação prévia do concurso de Auxiliar Técnico de Educação

118,5 mil candidatos concorrem a 1.109 vagas de Auxiliar Técnico de Educação (ATE) com mais de 106 inscritos por vaga

Publicado em: 14/01/2020 11h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra professora próximo de um estudante auxiliando na realização da atividade, em volta, outros alunos participam da atividade

Secretaria Municipal de Educação divulga classificação definitiva para contratação emergencial de professores

Mil vagas serão oferecidas em toda cidade nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 10/01/2020 7h33 - em Educadores

Início Recreio Nas Férias

20 mil crianças participam do Programa Recreio nas Férias da Prefeitura de São Paulo

Atividades esportivas e culturais acontecem entre os dias 13 e 24 de janeiro

Publicado em: 10/01/2020 1h36 - em CEU e COCEU

foto de uma sala com bebês, o chão é forrado com placas coloridas de emborrachado e alguns almofadões. Alguns bebês olham para a câmera. Ao fundo, Duas mulheres interagindo com eles

São Paulo registra queda de 50,9% de espera por creche

Cidade já conta com 350.460 crianças matriculadas na Rede de Ensino Direta e Conveniada, atingindo novo recorde histórico

Publicado em: 09/01/2020 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra professora próximo de um estudante auxiliando na realização da atividade, em volta, outros alunos participam da atividade

Secretaria Municipal de Educação divulga classificação prévia de professores para contratação emergencial

Mil vagas serão oferecidas em toda cidade nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 07/01/2020 6h17 - em Educadores

1 422 423 424 425 426 1.498