Notícias
Concurso de cordel incentiva o protagonismo na EMEF Almirante Tamandaré
Iniciativa incentivou a produção textual, a criatividade, o saber escutar o outro e a alteridade
Publicado em: 01/12/2017 15h42 | Atualizado em: 30/11/2020por Imprensa Jovem Rádio Calafrio
Aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, a “II Edição do Sarau Pequenos Cordelistas”. A apresentação cultural, de autoria dos alunos dos terceiros e quartos anos, contou ainda com uma premiação para os melhores cordéis.
Promovido pela professora Valéria Silva, da Sala de Leitura, com apoio das professoras dos terceiros e quartos anos, o sarau incentivou a produção textual, a criatividade, o saber escutar o outro e a alteridade. Para a coordenadora pedagógica, Michele Badolado, “ações como esta cumprem o papel social da escola, promovendo o exercício da cidadania, da autoria e protagonismo dos estudantes, além de trabalhar a identificação e valorização da cultura do povo brasileiro”.
Ao explorar a Literatura de Cordel em sala de aula o aluno tem contato com outras experiências culturais, com toda a riqueza expressiva desse gênero e compreende melhor as várias linguagens: oral, escrita, musical e visual. Além disso, o cordel permite trabalhar com uma infinidade de assuntos como a intolerância, por exemplo, tema que toda comunidade escolar vem desenvolvendo ao longo do ano.
“Meu maior desejo nesta atividade é que eles tivessem a vivência de ser escritor/autor, provar o gostinho da criação, a responsabilidade da escrita social e compartilhada, a preocupação com as outras pessoas que fossem ler, além de todo processo de escrita propriamente dito”, explicou a professora Valéria Silva.
O evento contou ainda com a apresentação da música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, do Projeto de Percussão, com a professora Daniella Martinez, e dos alunos dos segundos anos, com apresentações teatrais orientadas pela professora Valéria Silva e com um júri formado pelas professoras Nádia Chalegh de Inglês, Vanice Terezinha Morell, de Arte e Priscila Gonçalves Cardoso, do primeiro ano. “Foi um grande privilégio participar do júri. Os alunos compreenderam a proposta e nos emocionaram com as sextilhas, onde colocaram graça ao falar do sertão e sobre a intolerância”, comentou a professora Priscila G. Cardoso.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Editoras interessadas podem se inscrever para o Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Projeto Brasileirinhos no CEU Aricanduva promove inclusão e desenvolvimento de talentos com coordenação de Daiane dos Santos
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Projeto em 3D da EMEF Dias Gomes une tecnologia, pesquisa e criatividade
Relacionadas

Prefeitura inaugura o CEU Rei Pelé e EMEF Ruth de Souza, com estrutura sustentável que vai evitar enchentes e reutilizar água da chuva
Publicado em: 10/04/2025 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Theatro Municipal de São Paulo vai oferecer espetáculos gratuitos nos CEUS
Publicado em: 09/04/2025 6h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Escola estufa do CEU Caminho do Mar é requalificada pelo Programa Sampa+Rural
Publicado em: 08/04/2025 5h20 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Duque de Caxias recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira para pocket show e apresentação do grupo de estudantes de Canto Coral
Publicado em: 08/04/2025 5h12 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Professores da Rede Municipal participam de formações do Programa #Tamojunto, 3ª edição, com metodologia para prevenção ao uso de drogas
Publicado em: 08/04/2025 4h04 - em Secretaria Municipal de Educação