Notícias

EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira desenvolve projeto “Ancestralidade”

Trabalho realizado teve como foco a valorização da cultura africana

Publicado em: 22/12/2017 14h03 | Atualizado em: 30/11/2020

ancestralidade_740x430.jpg

O projeto “Ancestralidade” passou a ser desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Juscelino Kubitschek de Oliveira, Pres, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, no 1º bimestre deste ano, a partir das discussões e propostas apresentadas para elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Escolar. A iniciativa teve o objetivo de resgatar valores étnico-raciais africanos.

Com o propósito de possibilitar aos educandos o reconhecimento de suas origens, para que se apropriem e empoderem de saberes, costumes e crenças, foram elaboradas diversas atividades. Entre elas, foi produzida uma peça de teatro com alunos do Ciclo Autoral (8ºs e 9ºs anos). As apresentações foram realizadas para os demais alunos da Unidade (Ciclos de Alfabetização e Ciclo Interdisciplinar). Também houve uma apresentação na EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.

A metodologia utilizada partiu de um embasamento teórico que resgata memórias dos ancestrais e ajuda na reflexão sobre tolerância e convívio com as diferenças. Os contos africanos foram a maneira de apresentar uma visão dinâmica das relações entre África e Brasil, como os aspectos humanos, econômicos, culturais e o idioma Português. Já as conversas com o grupo buscaram desconstruir as violências que atingem e influenciam o jovem da periferia, sobretudo os afrodescendentes.

Todas as atividades foram feitas de maneira interdisciplinar, em parceira entre o Professor de Arte Lenilson de Souza Thomaz e a Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) Natali Gonçalves Inagaki. Seguindo uma sequência didática de leituras literárias e exposição de materiais multissensoriais, também foram organizados debates e oficinas. As ações basearam-se nas últimas notícias veiculadas. Entre elas, casos de violências, ataques de racismo, entre outros temas do cotidiano.

De acordo com Lenilson, “o projeto teve participação efetiva de toda comunidade escolar e integrou diversas áreas do conhecimento, garantindo uma melhoria nas relações interpessoais e, consequentemente, transmitindo de forma positiva, dentro e fora da escola, uma perspectiva de continuidade”.

Clique aqui para ver algumas fotos do projeto

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

professora em sala de aula

Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/11/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de uma estudante de costas fazendo atividade de matemática na lousa branca.

Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte

Publicado em: 28/11/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 2 3 4 5 6 1.608