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EMEF Professor Laerte Ramos de Carvalho realiza sarau
A professora Paloma Andrade organizou um sarau com os estudantes do Ensino Fundamental II e professores da Unidade Escolar
Publicado em: 09/05/2023 13h29 | Atualizado em: 24/05/2023Desde 2018, a Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) Paloma Andrade realiza semestralmente saraus na EMEF Professor Laerte Ramos de Carvalho com as crianças do Ciclo Interdisciplinar e Autoral – ou seja, do 6° ao 9° ano. São encontros para ler poesias e compartilhar músicas. Essas atividades ocorrem na quadra da escola e são direcionadas conforme o contexto em que estão inseridas. No dia 08/05, esse evento ocorreu novamente e fez muito sucesso entre os estudantes.
Para a docente, tais atividades são extremamente relevantes para o amadurecimento das pessoas, já que, nas palavras dela, “a arte é libertária e permite às pessoas se expressarem e emitirem seu ponto de vista sobre o mundo”. Como complemento a essa visão da professora, Isabel Nogueira Godinho, assistente de direção, declarou em nome da equipe gestora da escola: “A expressão através da arte é muito rica e permite o desenvolvimento inclusive das habilidades socioemocionais, além de promover o protagonismo das crianças e jovens, dentro de uma perspectiva de acolhimento e de equidade. Isso é importante para o envolvimento deles na sua própria aprendizagem, em uma ação inclusiva e de valorização da diversidade”.
Na ocasião, as músicas foram escolhidas pelos alunos – com a orientação da professora, e houve a opção da leitura de poesias autorais, que foi o caso de uma menina que leu seu poema que tratava sobre a intolerância religiosa, atitude que comoveu os ouvintes. Além disso, alguns estudantes também tocaram instrumentos, como “Asa Branca”, de Gonzaguinha, na flauta.
A iniciativa foi chamada de Sarau Força Jovem pelas crianças e tem feito bastante sucesso. Até um logotipo foi desenhado pelos próprios alunos para representar esses saraus, sendo que houve uma votação para decidir o escolhido. Para Paloma, esse engajamento e participação dos estudantes é muito importante: “Eu acredito na representatividade e na oportunidade de as pessoas se expressarem de diferentes formas para elas conseguirem amadurecer e exporem seus sentimentos para os outros. Essa articulação coletiva é essencial para os alunos ampliarem seu repertório sociocultural e para aprofundarem os vínculos de amizade entre eles”.
Neste sarau as apresentações não foram exclusivas dos estudantes, alguns professores se juntaram e cantaram músicas brasileiras como “Evidências”, de Chitãozinho e Chororó, e “Tempo Perdido”, da Legião Urbana. Na visão da POSL, esse tipo de atitude dos educadores foi fundamental para que as crianças tivessem a oportunidade de reconstruírem a imagem que tinham de seus pedagogos.
Afirmando que o grande objetivo dos saraus é dar protagonismo às crianças e as possibilitar de se expressarem através da arte, seja pela música ou pela poesia, Paloma disse que o projeto tem muito potencial para tornar as escolas mais acolhedoras para os estudantes: “Nos saraus, assuntos sérios são tratados de uma forma mais ‘leve’, e a reflexão entre as crianças é ainda maior justamente por ser feita entre os colegas. Elas gostam quando junta todo mundo, e o Sarau Força Jovem pode fazer com que elas se sintam mais acolhidas pela escola, favorecendo seu desenvolvimento acadêmico e pessoal”.
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