Notícias

Projeto Brincar recebe prêmio internacional como Prática Inovadora em Educação Inclusiva

Ação é desenvolvida em escolas municipais e amplia as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível

Publicado em: 14/02/2020 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem com alunos aplaudindo ao fundo e na frente uma criança sorrindo com uma tiara rosa.

Ação desenvolvida em Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de São Paulo é reconhecida pelo Zero Project como uma das práticas mais inovadoras em educação inclusiva na primeira infância. O projeto Brincar é desenvolvido desde 2017 e tem o objetivo de ampliar as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível, utilizando diferentes espaços e materiais disponíveis nas unidades escolares.

A iniciativa é desenvolvida por meio de um Acordo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria Pedagógica – Divisão de Educação Infantil e Divisão de Educação Especial), a Fundação Volkswagen e a Organização Mais Diferenças. Desde agosto de 2017, são organizadas formações para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que estão inseridos no projeto Brincar, além de ações de acompanhamento das escolas, oficinas, cursos e seminário de compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas.

O Zero Project é uma iniciativa austríaca que, desde 2008, busca colaborar para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é compartilhar e disseminar globalmente projetos e políticas públicas voltadas à equiparação de oportunidades.

Em 2020, a Conferência Zero Project, sediada em Viena de 19 a 21 de fevereiro, terá como tema a educação inclusiva e reunirá mais de 500 delegados de 60 países.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens

Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
1 2 3 4 5 6 1.543