Notícias

Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa na próxima semana

Escolas Municipais, Bibliotecas, Salas de Leitura e AELs promoverão diversas atividades de estímulo à leitura e ao estudo

Publicado em: 04/04/2019 13h48 | Atualizado em: 30/11/2020

Semana 740X430.jpg

Entre os dias 8 e 12 de abril a cidade de São Paulo estará envolvida na “Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura”. A data é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC), Câmara Municipal, com o apoio de entidades do setor e faz parte do cronograma oficial do município desde que foi instituída pela da Lei Municipal nº 14.999/09.

A oportunidade estimula o estudo e a leitura e também valoriza ações, projetos, atividades pedagógicas cotidianas já desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino, uma vez que a leitura é uma atividade central no Currículo da Cidade.

O objetivo da Semana é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura por meio de diversas ações em diferentes pontos da cidade. Essas atividades descentralizadas envolvem mediação de leitura, contação de histórias, ônibus da cultura para visitação, leitura compartilhada, estante de livros, saraus, apresentações teatrais e musicais, doação de livros, roda de leitura, palestras e debates, feira de troca de livros e gibis, exposições e diversas outras iniciativas em equipamentos públicos e privados.

A abertura da Semana será realizada na segunda-feira (8), às 9 h, no CEU Vila Atlântica, na Rua Coronel José Venâncio Dias, 840. Estão programadas intervenções e apresentações de Academias Estudantis de Letras (AEL) e de estudantes mediadores de leitura das Salas e Espaços de Leitura (SAEL) das escolas municipais.

A cerimônia de encerramento acontecerá na sexta-feira (12), às 13 h, na Câmara Municipal de São Paulo. Estão planejadas intervenções e apresentações de estudantes e dos organizadores do Slam Interescolar e Slam da Guilhermina. Também participarão do evento os estudantes Lavínia Aisar e Luis Henrique, acadêmicos da AEL e participantes do programa The Voice Brasil Kids.

Mais informações no site www.estudoeleitura.com.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de pessoas participa de uma roda de conversa em uma sala iluminada. Os participantes estão sentados em círculo, segurando cadernos e materiais para anotações, em momento de diálogo e escuta. Ao fundo, há uma estante repleta de livros e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 6 1.673