Notícias
Dança Coletiva une mais de cem estudantes na EMEF Capistrano de Abreu
Projeto de dança, iniciado em 2018, promove protagonismo juvenil, inclusão e fortalece vínculos entre estudantes e comunidade escolar
Publicado em: 27/08/2025 16h55 | Atualizado em: 27/08/2025
No último dia 20 de agosto, os estudantes da EMEF Capistrano de Abreu, localizada na Vila Itaim, em São Miguel Paulista, gravaram um vídeo especial. A produção marcou o encerramento do projeto Dança Coletiva na Escola (inspirada em FlashMob), que é tradição anual na unidade desde 2018.
O projeto contou com a participação de mais de cem estudantes, principalmente do 9º ano, que foram responsáveis pela criação da coreografia, escolha das músicas, planejamento dos movimentos, além de ensinar os passos para os colegas. Todo o processo foi acompanhado pela professora de Arte da escola, Joslane Reguini de Sousa.
A iniciativa busca valorizar o protagonismo juvenil, incentivando autonomia, criatividade e cooperação entre os estudantes. Ao mesmo tempo, o projeto fortalece a autoestima e o sentimento de pertencimento à escola. Segundo a professora Joslane, o sonho de unir música e dança nasceu de um pedido dos próprios estudantes e se transformou em uma atividade aguardada por todos a cada ano letivo.
Um dos pontos fortes do projeto é a inclusão, uma vez que estudantes com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participam ativamente e encontram no espaço da dança uma forma de expressão e integração, criando um ambiente acolhedor e promovendo o respeito às diferenças.
A Dança Coletiva também tem inspiração na proposta da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Unesco, especialmente ligada ao objetivo de Paz, Justiça e Instituições Fortes. Para os alunos do 9º ano, a atividade faz parte do currículo de Arte, estimulando a reflexão crítica sobre temas contemporâneos e o trabalho em equipe.
A cada edição, o projeto cresce em alcance e significado dentro da escola. Desde o início do ano, os estudantes já perguntam se haverá a dança coletiva, mostrando o quanto a atividade se tornou parte da identidade da comunidade escolar.
Educadores e estudantes acreditam que a experiência pode servir de exemplo para outras escolas, levando a arte por meio da dança, e demonstrado que é possível transformar o ambiente escolar em um espaço mais inclusivo, afetivo e motivador para todos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEI Parque Bologne ganha grafite em homenagem à ganhadora do Educador Nota 10
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Feira de Ciências promove protagonismo estudantil e integração com as famílias na EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios
Secretaria Municipal de Educação
SME informa funcionamento das escolas, CEUs e serviços no fim do ano
Secretaria Municipal de Educação
Comunicado SME - Atribuição
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana
Relacionadas
Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência
Publicado em: 09/12/2025 1h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Publicado em: 09/12/2025 12h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Publicado em: 08/12/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha
Publicado em: 08/12/2025 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Publicado em: 05/12/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação