Notícias

SME Promove II Encontro Municipal dos Conselhos de Escolas 

Cerca de 500 pessoas, entre familiares, gestores, funcionários, professores, estudantes e representantes das DREs e DICEUs participaram da ação 

Publicado em: 23/05/2024 15h37 | Atualizado em: 04/06/2024

Fotografia do II Encontro Municipal De Conselhos De EscolaCom a intenção de propiciar o fortalecimento das ações dos Conselhos de Escola, a Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersetoriais – DIGP realizou, nesta quarta (22), o II Encontro Municipal dos Conselhos com a presença de gestores, funcionários, membros de conselhos, entre eles familiares, professores e estudantes das Unidades Educacionais diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino (RME).

O encontro ocorreu no Sesc Vila Mariana e teve público estimado de 500 pessoas. Lá foram apresentadas as concepções da RME de gestão democrática, que visam a participação como direito, sempre na perspectiva da Democracia e dos Direitos Humanos, e que ampliam as possibilidades e potencialidades da participação das famílias e dos estudantes nos processos deliberativos e também na organização da vida escolar. 

Representantes do Instituto Vladimir Herzog falaram no encontro sobre Gestão Democrática e Instâncias de participação. A EMEF Nilo Peçanha trouxe o relato de prática de uma estudante gremista que participa do Conselho de Escola e, como ação cultural, a apresentação do Coral do Feitiço, do CEU Feitiço da Vila.  

 

Coral Feitiço No Ii Encontro Municipal De Conselhos De Escola

Sobre o Conselho de Escola –  é um espaço para a construção da cidadania em que a sociedade civil e o poder público passam a exercitar a democracia representativa e participativa. Assim, constitui-se como um colegiado que representa a comunidade escolar e local, atuando em sintonia com os agentes envolvidos: estudantes, professores, gestão e comunidade.

Ele define caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e pedagógicas concordantes com as necessidades e as potencialidades da escola, o processo de ensino-aprendizagem é o foco principal da ação político-pedagógica do Conselho de Escola, pois se expressa numa ação sistemática e planejada, com o intuito de interferir sobre a realidade, transformando-a.

Como órgão consultivo, deliberativo, pedagógico, fiscalizador e de mobilização mais importante do processo de gestão democrática, não deve se configurar como instrumento de controle externo, mas como um parceiro de todas as atividades que se desenvolvem no interior da escola. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Kit Material E Uniforme

SME libera 5º lote de créditos para material e uniforme escolar na Rede Municipal

Publicado em: 19/03/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias mulheres do projeto

CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa da Associação Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres

Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Placa de premiação em acrílico com o texto “Prêmio Excelência Educacional – Escola Destaque no Estado 2025”, do programa Alfabetiza Juntos SP. O troféu está apoiado sobre uma base, em ambiente interno.
Grupo de estudantes em passeata escolar segura cartazes com mensagens, sorrindo e participando ativamente da mobilização. Na parte inferior, mais alunos organizados na rua, alguns com coletes laranja, acompanham a atividade em grupo.

Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher 

Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Banner com fundo laranja e o texto “Prêmio Professor Porvir” em destaque, em letras grandes e claras. Abaixo, três imagens mostram estudantes em atividade externa, lendo livors e circulando em uma feira ao ar livre.

Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena

Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 37 38 39 40 41 1.674