Notícias

Prefeitura de SP anuncia pagamento do piso salarial de R$ 4.420,55 para professores das unidades conveniadas da Rede Municipal 

Mais de 32 mil profissionais serão beneficiados; pagamento ocorre a partir do mês de agosto

Publicado em: 05/07/2023 13h53 | Atualizado em: 05/07/2023
fotografia ilustrativa de crianças em um CEI

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário de Educação, Fernando Padula, anunciaram nesta quarta-feira (5) um reajuste salarial que vai garantir o pagamento de R$ 4.420,55, correspondente ao piso salarial nacional dos professores da educação básica para os 32.475 professores que atuam nas unidades conveniadas da Rede Municipal. Para garantir o aumento, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 39 milhões mensais.

A cidade de São Paulo possui mais de 2.200 unidades conveniadas que garantem o atendimento de bebês e crianças de 0 a 3 anos de idade e contribuem para manter a fila por demanda nas creches zerada por mais de três anos consecutivos.

O valor do salário dos professores que atuam nestas unidades passou de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55 mensais, representando um aumento de 15%. A atualização será feita neste mês de julho, e o pagamento com reajuste começa a partir de agosto.

O anúncio foi feito durante o evento que ocorreu no Memorial da América Latina, em São Paulo, para celebrar as mais de duas décadas em que as creches deixaram de ser um equipamento da assistência social e passaram para educação, adotando uma abordagem pedagógica que proporciona às crianças um ambiente estimulante e propício ao aprendizado.

O secretário de Educação, Fernando Padula, lembrou que a inclusão das creches no sistema educacional contribuiu para a garantia de direitos das crianças e para a redução das desigualdades sociais, mas só foi possível graças à parceria com instituições que fazem a gestão desses espaços e oferecem atendimento com a mesma qualidade da educação de toda a Rede Municipal de SP.

A parceria também garante que a fila por demanda nas creches na capital siga zerada por mais de três anos. Em 2016, São Paulo chegou a ter uma fila de espera de 65 mil crianças. O déficit foi zerado em 2020 e se mantém até os dias de hoje.

“Por isso há a missão da administração em equiparar salários e benefícios desses profissionais que são tão capacitados como os servidores e desempenham papel fundamental na promoção do desenvolvimento integral de nossas crianças, com atividades educativas que estimulam a curiosidade e a criatividade”, afirma Padula.

Valorização inclui pagamento de prêmio 

Desde o ano passado, a Prefeitura implementou outra medida que faz parte da política de valorização dos profissionais que atuam nas unidades parcerias dos Centros de Educação Infantil (CEI), o programa Mais Integração. Até então, o Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), existente desde 2009, só beneficiava os servidores diretos da Educação.

O prêmio do ano passado, chegou até R$ 6 mil, e foi concedido como forma de reconhecer a importância desses profissionais que prestam um serviço da mesma qualidade dos servidores. Todos os trabalhadores dos CEI foram beneficiados, incluindo professores, diretores, coordenadores pedagógicos, cozinheiros, e auxiliares de limpeza e cozinha. Mais de 50 mil profissionais foram contemplados no ano passado.

O valor é calculado individualmente e leva em conta critérios como assiduidade do profissional e atendimento prestado no CEI em que ele atua.

Evento 20 Anos Dos Ceis

Evento de anúncio no Memorial da América Latina

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Kit Material E Uniforme

SME libera 5º lote de créditos para material e uniforme escolar na Rede Municipal

Publicado em: 19/03/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias mulheres do projeto

CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa da Associação Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres

Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Placa de premiação em acrílico com o texto “Prêmio Excelência Educacional – Escola Destaque no Estado 2025”, do programa Alfabetiza Juntos SP. O troféu está apoiado sobre uma base, em ambiente interno.
Grupo de estudantes em passeata escolar segura cartazes com mensagens, sorrindo e participando ativamente da mobilização. Na parte inferior, mais alunos organizados na rua, alguns com coletes laranja, acompanham a atividade em grupo.

Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher 

Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Banner com fundo laranja e o texto “Prêmio Professor Porvir” em destaque, em letras grandes e claras. Abaixo, três imagens mostram estudantes em atividade externa, lendo livors e circulando em uma feira ao ar livre.

Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena

Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 37 38 39 40 41 1.674