Notícias

Estudantes da Rede Municipal expõem projetos em Mostra de Tecnologias na USP

Evento ainda terá seminários e maratonas de robótica; tema é trabalhado nas escolas municipais desde 2017

Publicado em: 10/11/2022 8h00 | Atualizado em: 10/11/2022
Mostra De Tecnologia da USP

Um arduíno que irriga o solo, lixo eletrônico que vira brinquedo e outros projetos feitos por estudantes da Rede Municipal de São Paulo com stop motion, robótica, itens recicláveis e diferentes linguagens de programação poderão ser conferidos no VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão”, que ocorre nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no Centro de Pesquisa e Inovação/ Inova USP.

A mostra reúne trabalhos realizados a partir do conceito de educação maker e aprendizagem criativa, que prevê que o aluno desenvolva soluções com atividades mão na massa. Há exemplos como robôs, projetos criados na impressora 3D, e protótipos de Cidades Inteligentes utilizando e-lixo.

O evento ainda contará com uma série de oficinas e palestras sobre educação maker, uso de tecnologias e recursos digitais, e aprendizagem centrada em problemas e baseadas em projetos. O objetivo é inspirar os educadores e estudantes que se mostram cada vez mais inventivos, criativos e protagonistas de sua aprendizagem.

Para os seminários são esperados professores orientadores de educação digital (POED), professores regentes das variadas áreas de conhecimento, coordenadores pedagógicos, gestores e supervisores da Rede Municipal que já foram previamente inscritos.

Confira aqui a programação de oficinas.

JAM e hackaton

O evento ainda terá a JAM de robótica, que já se tornou uma tradição onde as equipes que mesclam estudantes de diferentes gêneros e idades participam de uma maratona de robótica com oito horas de duração.

Haverá também o hackaton em que os alunos precisam resolver um desafio de programação divididos em equipes de cinco integrantes e um professor responsável.

Embora a programação e o pensamento computacional sejam ferramentas de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que por isso precisam ser trabalhadas pelas escolas, elas já estavam previstas pelo Currículo da Cidade e são aplicadas na Rede Municipal desde 2017.

VII Seminário e Mostra de Tecnologias
Dias: 10 e 11 de novembro
Horário: 9h às 17h
Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP/ Centro de Difusão Internacional (CDI)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310/370, Butantã, São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Kit Material E Uniforme

SME libera 5º lote de créditos para material e uniforme escolar na Rede Municipal

Publicado em: 19/03/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias mulheres do projeto

CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa da Associação Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres

Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Placa de premiação em acrílico com o texto “Prêmio Excelência Educacional – Escola Destaque no Estado 2025”, do programa Alfabetiza Juntos SP. O troféu está apoiado sobre uma base, em ambiente interno.
Grupo de estudantes em passeata escolar segura cartazes com mensagens, sorrindo e participando ativamente da mobilização. Na parte inferior, mais alunos organizados na rua, alguns com coletes laranja, acompanham a atividade em grupo.

Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher 

Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Banner com fundo laranja e o texto “Prêmio Professor Porvir” em destaque, em letras grandes e claras. Abaixo, três imagens mostram estudantes em atividade externa, lendo livors e circulando em uma feira ao ar livre.

Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena

Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 37 38 39 40 41 1.674