Notícias
Coletiva de Imprensa Jovem discute impactos da alimentação na escola e na sociedade
Durante evento do Seminário Educação Além do Prato alunos questionam especialistas em alimentação
Publicado em: 08/11/2016 16h16 | Atualizado em: 30/11/2020
O Seminário Educação Além do Prato foi registrado pela Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação (SME). Cerca de 80 jovens comunicadores das EMEFs Aclamado (DRE São Mateus), Altino Arantes e Duque de Caxias (ambas da DRE Ipiranga), Jardim Fontalis e General Júlio Marcondes Salgado (ambas da DRE Jaçanã-Tremembé) participaram da coletiva de imprensa do Seminário. Mediados pelo ex-aluno da Imprensa Jovem Cícero Ivanilson e pela estudante Lorena Miranda Lopes, da EMEF Júlio Marcondes Salgado, os estudantes entrevistaram a chef Paola Carosella, o agricultor familiar Rafael Grothe, a diretora assistente do Centro de Excelência contra a Fome Mariana Rocha e o estudante Wallace Henrique Santos.
Wallace contou sobre sua participação no projeto de intercâmbio de informações sobre alimentação escolar entre países chamado “Além da Rio +20”. Com a participação de estudantes tanzanianos, italianos e brasileiros, o projeto envolveu o debate e a busca de soluções para dois problemas de saúde contemporâneos relacionados à alimentação: a obesidade e o desperdício.
Paola falou sobre a importância de se criar um vínculo afetivo com a alimentação e elogiou iniciativas como a implantação de hortas escolares das hortas escolares como ferramenta importante nesse processo. “Nossa relação com os alimentos depende de como eles nos são apresentados. Sabemos como são cultivados? Conhecemos as pessoas que preparam a alimentação?”. Ela enfatizou, ainda, a importância de se estreitar a relação entre a agricultura familiar local e a alimentação escolar. “Por que o trigo está presente na alimentação escolar, mas a mandioca não, se o trigo não é brasileiro? É importante pensarmos nisso”, questionou.
Quando questionado por um aluno sobre a introdução de alimentos orgânicos na nossa alimentação, Rafael Grothe, chamou atenção aos hábitos de consumo da população. “As pessoas costumam buscar sempre as frutas maiores e mais bonitas. Mas esses produtos grandes muitas vezes são os que mais receberam agrotóxicos”, afirmou.
Já Mariana apresentou dados sobre a fome no mundo e a importância de se ter uma alimentação escolar saudável. “O Brasil já tem uma preocupação cada vez maior de pôr alimentos saudáveis nas escolas e também está ligando a alimentação escolar com a agricultura familiar”, relatou Mariana. “Muitos países querem aprender conosco e por isso criamos o Centro de Excelência”, explicou.
Confira a íntegra da Coletiva aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
SME libera 5º lote de créditos para material e uniforme escolar na Rede Municipal
Publicado em: 19/03/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa da Associação Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres
Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEFM Vereador Antônio Sampaio supera meta do SARESP em 17% e conquista Prêmio Excelência Educacional
Publicado em: 18/03/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher
Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena
Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases