Notícias

Prefeitura vai distribuir cestas com produtos da agricultura familiar para mais de 1 milhão de alunos da rede municipal

Cestas estarão disponíveis para retirada nas unidades escolares a partir deste mês de abril

Publicado em: 15/04/2021 13h20 | Atualizado em: 04/05/2021

 

Imagem mostra itens da Cesta Saudável com mantimentos não perecíveis, frutas e legumes

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) irá distribuir a partir deste mês de abril, a Cesta Saudável, com alimentos oriundos da agricultura familiar. O programa prevê a entrega de cestas para mais de 1 milhão de alunos da rede municipal.

Com investimento de R$110 milhões, será entregue uma cesta para cada aluno. Os responsáveis poderão fazer a retirada na unidade escolar da rede municipal em que o estudante estiver matriculado, mediante agendamento para evitar aglomerações. As famílias serão comunicadas sobre as datas e horários para a retirada. Do total investido, R$ 80 milhões foram direcionados para a aquisição de produtos da agricultura familiar para composição das cestas.

Através do Programa Cesta Saudável, 5 mil famílias de agricultores foram beneficiadas e 40 mil empregos gerados sendo 15 mil no campo. Cada estudante receberá uma caixa contendo os seguintes itens básicos: 1 kg de feijão, 5 kg de arroz, 1 kg de macarrão, 0,5 kg de farinha de mandioca, 1 kg de açúcar mascavo, leite em pó,, suco de frutas e doce de banana. Como parte da cesta, também serão distribuídos frutas e legumes, sendo: 1 kg de batata, 0,5 kg de cenoura, 0,5 kg de beterraba, 0,5 kg de chuchu, uma dúzia de bananas e seis unidades de maçã.

Cartão-merenda
Durante a pandemia, mesmo com a retomada das aulas presenciais, foi determinada a continuidade do fornecimento do cartão-merenda para todos os alunos até que todas as unidades da rede retomem integralmente suas atividades. Os valores são de R$101,00 (Centros de Educação Infantil), R$63,00 (Escolas Municipais de Educação Infantil) e R$ 5,00 (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).

O benefício foi criado em abril de 2020 para garantir a segurança alimentar dos estudantes durante o período de suspensão das aulas presenciais, quando a oferta de merenda também foi interrompida. Até o momento, a Prefeitura destinou mais de R$ 718,9 milhões para abastecer os cartões-merenda dos alunos da rede.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Kit Material E Uniforme

SME libera 5º lote de créditos para material e uniforme escolar na Rede Municipal

Publicado em: 19/03/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias mulheres do projeto

CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa da Associação Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres

Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Placa de premiação em acrílico com o texto “Prêmio Excelência Educacional – Escola Destaque no Estado 2025”, do programa Alfabetiza Juntos SP. O troféu está apoiado sobre uma base, em ambiente interno.
Grupo de estudantes em passeata escolar segura cartazes com mensagens, sorrindo e participando ativamente da mobilização. Na parte inferior, mais alunos organizados na rua, alguns com coletes laranja, acompanham a atividade em grupo.

Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher 

Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Banner com fundo laranja e o texto “Prêmio Professor Porvir” em destaque, em letras grandes e claras. Abaixo, três imagens mostram estudantes em atividade externa, lendo livors e circulando em uma feira ao ar livre.

Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena

Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 37 38 39 40 41 1.674